A Monotonicidade do Fandom Contemporâneo

De repente esse lugar parece tão animado…
Será porquê a Kasukabe está aqui?
… eu imagino se é assim que o Genshiken era…
até o ano passado…

Essa passagem é do último capítulo publicado de Genshiken, 78. Nela Hato se surpreende com a vivacidade do grupo ao ver os antigos membros reunidos. A surpresa vem da comparação com o atual grupo de membros que, de certa forma, se parecem demais, o que deixa as coisas um tanto monótona.

Eu terminei o capítulo e essa cena ficou na minha cabeça. Claro que pela nostalgia de ver o antigo grupo (quase) todo reunido, mas também por quanto essa situação se parece com o mundo real. Há tempos eu venho percebendo uma certa monotonicidade pairando pelo nosso fandom.

Não faz muito tempo atrás, os grupos de fãs eram formados pelo interesse comum em animes e mangás, não importando quais esses eram. Já bastava o cara gostar de animes e mangás pra acontecer uma conexão. Isso gerava grupos bem heterogênicos que trocavam ideias e discutiam sobre vários e vários assuntos. Tal qual era o primeiro grupo do Genshiken.

Lá tínhamos um otaku viciado em mechas, outro em cosplay, outro em jogos de luta e por aí vai. O grupo atual, no entanto, está junto pelo único e simples motivo de serem todas(os) fujoshis (vamos excluir o kuchiki da brincadeira). A principio essa homogeneidade de gostos seria algo positivo. Os membros poderiam ficar bem a vontade e discutir sobre seu hobby sem restrições ou sem outros assuntos “atrapalhando”.

Porém, o que acaba acontecendo e é percebido por Hato na passagem acima retratada é que essa homogeneidade acaba gerando uma monotonicidade nas interações do grupo. As pessoas pensam igual demais para terem uma discussão mais profunda sobre o assunto ou para saírem da zona de conforto e abrirem seus horizontes.

Voltando à realidade, podemos facilmente perceber isso em alguns círculos sociais no fandom. Inúmeras pessoas se fecham em seus próprios gostos e não aceitam opiniões contrárias ou diferentes das suas. Se juntam tendo em vista esse gosto comum e não aceitam outros.

Quando passamos a interagir não por sermos fãs de animes e mangás, mas por acharmos, por exemplo, que Naruto é o maior mangá já feito na história do mundo? E pior ainda, quando paramos de aceitar interações com pessoas que não acham isso? Uma coisa é você se identificar com alguém por causa de um gosto em comum, a outra é você excluir outra pessoa que não partilhe desse gosto em específico (mas compartilha de um gosto ainda maior que são os animes e mangás).

Isso, infelizmente, é uma das maiores falhas do nosso fandom. Nós substituímos a discussão pelo comodismo. Ficamos confortáveis com nosso status quo comum e fechamos nossa cabeça para coisas novas, para novas opiniões, etc. Dessa forma acabamos por anular uma característica que exaltamos tanto quando fazemos propaganda de nosso hobby, a pluralidade de assuntos abordados pelos animes e mangás.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso pois eu sou adepto de uma boa discussão e de conhecer e aprender coisas novas. Então não se acanhe para comentar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

De repente esse lugar parece tão animado… Será porquê a […]

19 thoughts on “A Monotonicidade do Fandom Contemporâneo”

  1. Eu corro por fora do fandom sem me envolver, mas já fui bastante integrado a ele, quase 20 anos atrás. Participava do grupo Orcade, ia todo domingo no Centro Cultural Vergueiro em Sampa, depois na Gibiteca Henfil. E era como comentou. Falávamos sobre Yamato, Patlabor, Macross, Ultraman, Akira, Lobo Solitário, City Hunter, Video Girl, Saint Seiya… Coisas diferentes eram devoradas pelo grupo, que era bastante aberto a outros gostos. Éramos curtidores de animês, de mangás, de animação e quadrinhos em geral também. E tinha espaço pra tokusatsu, pra games, pra garage kits, pra shojo, shonen…

    Hoje está tudo segmentado demais e, como bem observou, monótono em seus grupos fechados.

  2. Ótima questão a ser levantada, e é algo que realmente acontece muito. Os cults se juntam a outros cults, os moezeiros, as fujoshis etc. Em particular vejo isso como algo ruim, afinal “Variedade é o tempero da vida, o status quo é o amido”.

    O grande problema é o “preconceito”, por falta de palavra melhor, que isso causa dentro do próprio fandom “Eu leio seinen, não essa coisa de criança como Naruto”. Assim fazendo que um fandom, que deviria ser uma comunidade unida, pelo menos nos meus sonhos, acabar se separando.

    Um grupo unido com o mesmo gosto é algo bom? Claro que sim, afinal a chance de conversar sobre o que gosta e achar novas coisas que vão lhe agradar é maior. mas o importante é sempre ter cabeça aberta a novas experiencias.

  3. O problema na verdade não está no fandom específico e sim no povo de forma geral.
    A internet hoje em dia parece ter limado qualquer vontade das pessoas discutirem algum tema. Sempre que surge alguma proposta de discussão profunda de qualquer tema, as pessoas fazem alguma das opções abaixo:
    a) nem lêem (na maioria das vezes por ser muito longo, uma preguiça intelectual mesmo)
    b) opinam em um tweet de 140 caracteres e logo se isolam do tema, algo cada vez mais comum no que vejo nesse fandom de animes/mangás;
    c) jogam sua opinião e não voltam para prosseguir a discussão, já que não interessa a opinião dos outros, a minha é a que está certa mesmo… ou;
    d) dizem que não vale a pena discutir aquilo.

    E tristemente o D é o que mais ocorre. Muita gente hoje em dia diz que não adianta discutir o tema porque cada um tem um gosto e discutir não vai fazer mudar a opinião de ninguém. Tal postura desmotiva e enfraquece qualquer tentativa de discussão, e é uma visão bastante triste, uma vez que as opiniões deveriam ser moldadas conforme conversamos sobre o tema.

    Atualmente, principalmente na internet (o que inclui o tal fandom manganimístico), todo mundo já tem a opinião e os gostos formados e não quer discutí-los ou ampliá-lis. Todos querem ler/ouvir apenas sobre aquilo que já o interessam e nem tentam conhecer coisas além de seu gosto. E particularmente acho esse o grande malefício da atual internet.

  4. Acho que a questão hoje é a preguiça!Temos preguiça de tudo,alguns até de assistir animes.Por isso acabamos abandonando outras coisas em nome do comodismo.Eu mesmo tive de abdicar da idéia de criar um anime club por que todas as pessoas com quem eu falava pensavam ”afinal,se eu posso assistir animes em casa,pra que eu vou ir pra casa de outra pessoa só para assisti-los?”(claro que eles não jogavam isso na minha cara,mas ficava visivelmente implicito).

  5. No meu caso é totalmente o contrário. Não tenho um amigo (irl) sequer que curta animes/mangás. E o pior às vezes é ouvir crítica dos outros falando que isso é coisa de criança e tal. Não tenho ninguém para discutir as coisas do mundo otaku, para trocar ideias, indicações de obras etc. Na minha cidade deve até existir alguns otakus, mas a maioria é muito nova e, sinceramente, não vale a pena discutir que nunca leu mais de uma obra na vida. Tudo que absorvo da cultura otaku é do fandom online. Pex., me estimulei a ler Genshiken por causa do Aninkenkai, tomei coragem para ver Madoka e Evangelion por causa do JWave e etc. Mas ainda não peguei o costume de discutir esses assuntos pois a maioria só sigo no twitter mesmo e lá, sinceramente, pareço que estou num constante monólogo.
    Enfim, escrevi mesmo só para desabafar a minha frustação.

  6. Acho que os otakus estão mais chatos, em todos os sentidos. Acredito que seja pelo tempo que faz que essa cultura se popularizou. Mesmo que ainda seja um nicho, ser otaku se tornou uma espécie de status, como se o otaku fosse totalmente diferente das outras pessoas e isso faz com que pessoas que não são tão diferentes sejam excluídas ou rebaixadas, criando termos como “poser”.

    Acho que estamos em um momento muito mais agressivo dos hobbies e me parece que algumas pessoas preferem odiar quem entende ou se importa menos com mangás e animes do que ser amigos, tentando sempre ser superior, e assim distanciando os outros. Otakus acabam virando pessoas fechadas demais e a síndrome de underground influência muito nisso.

    Então ocorre de um anime que esse tipo de pessoa gosta ir para a TV aberta brasileira, o que poderia criar novos apreciadores de animes e mangás, mais pessoas que gostam de verdade dessas coisas, mas muitos otakus ficam com raiva, pois vão surgir muitos fãs novos e estes otakus vão parecer menos diferentes…

  7. Talvez esse sentimento de “monotonicidade” se deva também a um amadurecimento, o que gera uma seletividade maior em cada um que gosta de animes e mangás.

    A dez anos atrás pode se dizer que eu lia vários tipos de mangás, sempre quando chegava um mangá novo nas bancas, independente do gênero (shonen, shoujo, etc.), eu dava uma olhada e logo queria lê-lo. Já hoje vejo que estou selecionando bem mais, primeiramente pela falta de tempo, segundo que os mangás que me chamavam atenção a dez anos atrás, hoje não chamam mais.

    Vendo os mangás que tenho lido ultimamente vejo que inconscientemente estou sempro procurando mangás de ficção científica (GUNNM) ou mangás de suspense (Naoki Urasawa), e qualquer mangá diferente disso estou lendo mais por um sentimento de nostalgia (Sakura Card Captors, Sailor Moon, One Piece). O que mudou de 10 anos para cá foi que fiquei mais seletivo, naquela época li muita coisa e hoje acabei selecionando as que mais me cativaram.

    Acho que o fandom amadureceu e algumas preferências que agradavam antes hoje já não agradam mais. E por não haver uma renovação no fandom esse tom vai ficando cada vez mais homogêneo.

  8. @Estranho
    “Muita gente hoje em dia diz que não adianta discutir o tema porque cada um tem um gosto e discutir não vai fazer mudar a opinião de ninguém. Tal postura desmotiva e enfraquece qualquer tentativa de discussão, e é uma visão bastante triste, uma vez que as opiniões deveriam ser moldadas conforme conversamos sobre o tema.”

    Realmente, pra mim que sou fã de discutir diversas coisas, não com intuito de mudar opinião de alguém, mas do prazer de conhecer e entender as diversas opiniões sobre algum assunto, uma discussão não precisa necessariamente ter um vencedor, talvez as duas opiniões estejam corretas para cada uma das pessoas, mas o fato de discutir sempre nos acrescenta algo através dessa divergência de opiniões, talvez nos clarifica uma idéia ou mesmo nos traz mais dúvidas construtivas.

  9. Eu acho que a razão para isso acontecer é que hoje em dia você tem uma variedade bem maior do que antigamente. Se por exemplo, uma menina gostasse de yaoi, ela não teria como conhecer muito, o yaoi não era tão popular e a quantidade de yaoi era muito pequena. Além yaoi, essa menina também gosta de mangá e anime em geral e para continuar com o seu hobby, ela só poderia consumir a pequena quantidade de material disponível(provavelmente shoujo e shonen na época) que era o que todos gostavam e ela faria parte de um grande grupo onde todos tem os mesmos interesses. Atualmente ela tem um contato mais rápido e fácil com yaoi e outras pessoas que também gostam, o mercado está abarrotado de yaoi de todos os tipos e para todos os gostos e ela acaba investindo o seu tempo no que ela gosta, ignorando o que gostava antes e se fechando cada vez mais no yaoi.
    O que eu quero mostrar é que a facilidade e a quantidade que temos hoje em dia, nos faz descobrir aquilo que gostamos e inconscientemente nos fechamos na área que nos agrada mais.

  10. Bom tema Did, alias, boa discussão levantada 😉

    Pra mim em particular o problema com as discussões atualmente é encontrar quem queria discutir e não somente tentar impor sua opinião. As pessoas não tem sabido levar a ideia dos outros pacificamente, dai o que era pra ser uma troca de ideia vai virando uma guerra de certo contra errado que não tem conclusão.

    E essas batalhas não acrescentam em nada.

    Sinto falta de pessoas para discutir temas que tenho uma familiaridade menor. Tipo, a uns meses eu dei a chance ao mangá de One Piece, nunca tinha lido. Mas acabei não tendo coragem de procurar alguém para debater, já pensando nessas guerrinhas.

    Complicado.

  11. Lendo e comentando só agora.Sinto que você me deu mention de propósito,hmmm…
    Bom,Diogo,eu não sei até que ponto a “homogeneidade é má”.Sempre houveram “grupos” pra mim. Agora,se fechar num cubículo de preferências pode,sim,ser uma coisa ruim.Isso também inclui o respeito.Tenho fujoshis na minha timeline do Twitter (e gosto muito delas).Mas,isso não quer dizer que assisto yaoi.O @estranhow falou sobre discussões…pior que não curto discutir sobre coisas que não gosto.Vou pro lado do “hateísmo” mesmo.xD.Fico de fora sempre.Aliás,quando não curto,nem comento (simplesmente,porque acho que não vale a pena ~minha opinião~). Mas,sei lá,revendo o meu conceito: a liberdade de expressão está aí para quem quiser se servir dela.
    P.S.: que comentário random… #dels

  12. Ja ficou chato essa coisa de resumir o mundo com analogias de Genshiken.

    As piadinhas pelas costas por essas fixação estão disseminadas por todos….. fandons

    1. @Fernando

      Amiche, só pra não deixar você sem resposta: ninguém é obrigado a ler minhas analogias aqui. E eu não pararei de fazer tais analogias pois acho elas bem válidas. Genshiken é una obra sobre o nosso fandom e como tal pode provocar inspirações para observações maiores tanto da obra quanto do nosso fadom. Eu poderia ter feito esse post sem a analogia e ele teria tanto conteúdo quanto, mas daí não seria um post MEU. Seria um genérico. Alguns blogs deveriam ser mais carismáticos ao invés de ficar cobrando ajustes ao senso comum. E como eu sempre sigo: sempre vai ter gente pra não gostar de algo, prefiro me focar nos que gostam.

  13. Bom, eu não participo de discussões por preguiça mesmo, principalmente pela Internet. E os dois amigos que se interessam por animes (somente animes, não mangás) não tem nada de bom pra discutir (pelo menos não ultimamente) e eu não tenho a mínima intenção de trazê-los para o mundo dos mangás.

  14. Lá pelos anos 90 eu tinha certo interesse em participar de fã clubes de animes e coisas assim, realmente a divisão por “gostos” não era tanta, embora já houvesse um certo receio do pessoal “das antigas”, em aceitar no seu convívio a galera que virou fã de animes com o boom de Saint Seya. O que me faz acreditar que essa monotonicidade já existia de outra forma desde sempre em nosso fandom, só que agora está muito mais “colorida” e evidente.

    Bom, acho que estou levando a discussão pra outro lado HUAUHU AH

  15. Bom;
    após ter lido os comentários aqui, digo antes, que seus posts estão de acordo do que deveriam ser e como você sempre escreveu, tratando de assuntos diferentes e incomparáveis a outros blogs, pois, além de falar sobre animes, mangás, etc… você também fala sobre as pessoas que gostam de mangás/animes, os assuntos de blogs envolvidos a isso e como se passa a nossa relação com nossos esses gostos e com a relação entre nós e outros que gostam de animes e mangás.

    Gostei da discussão levantada, aqueles que não tem muito costume de comentar deram uma palavra (visto o maior número de comentários). Nisso também vimos um pouco de nós mesmos e como nos comportamos na otakusfera e o onde nós nos colocaríamos dentro dela.

    Agora, tratando mais ao assunto do post, eu tenho 14 anos e realmente a certo preconceito com entre aqueles que apreciam animes e mangás, uns querendo mostrar saber mais sobre isso que outros, e colocando seus gostos acima, mostrando-os melhores que outros animes/mangás. Isso se tira a conclusão que essa pessoa seria ignorante e não tem um amplo conhecimento do conteúdo e, provavelmente, se fixando apenas a esses animes e mangás, provavelmente por serem populares.

    Tenho muitos amigos que gostam de animes e mangás e digo que, eles não teriam muito conhecimento sobre mangás, até mesmo eu, que por mim mesmo acho que não conheço muitos animes e mangás, mas, acho que eles, como dito, se fixam demais em um mangá/anime e não vêem a liberdade de poder ver outros mangás, muitas vezes vendo um novo anime ou mangá para eles apenas por ser popular, deixando-os presos a esses e assim, não tendo um amplo conhecimento para debater um assunto envolvendo um mangá menos conhecido, não tendo como discutir melhor sobre o assunto.
    E também a preguiça de não querer falar e de ler outras opiniões o exclui mais uma vez das discussões, então um resumo disso tudo é os outros não se levarem a querer conhecer outras opiniões e gostos.

  16. Galera, sabe uma coisa que notei, já faz bem tempo!? Quando começaram a surgir os tais “trolls”(que sempre existiram, só que faltava um nome da “moda” atual para rotularem), que são assim conhecidos até hoje, o povo da geração emo ficou indignado, inconformado com o fato do “anime dele que pra ele era o melhor do mundo” ser duramente criticado por alguém ou alguns ou até muitos. Isto fez aparecer outro grupo, apelidado de “fanboys”, que fazem o oposto dos trolls, só enxergam as mil maravilhas do negócio ou então usam as desculpas mais otimistas possíveis.

    O fato é que 99% dos foruns de animes hoje em dia, são tomados pelos fanboys, porque eles precisaram se reunir para contra- atacar a investida dos trolls e hoje em dia, por isso, a guerra de opiniões, a batalha de achismos, virou a coisa mais gratificante da net, pois a pessoa se sente bem ao se ver apoiada por outras e no final das contas o ganho cultural é bem próximo de zero, pois não se evolui mantendo-se e aceitando-se as mesmas opiniões, gostos e pensamentos.

    Eu pessoalmente, se uma obra é bem escrita, desenhada e/ou produzida, quando animada, sou só elogios, se for o contrário, não leio nem assisto mais daquilo, mas me expressar sobre isso hoje em dia, na internet em foruns, blogs, twiitter ou seja la mais o que, é perda de tempo, você vai ser rotulado por troll ou fanboy e o pior de tudo, é que os que o rotulam, são especialistas em ignorar a opinião alheia ou até mesmo em atacá-la, porque se não faz parte da corrente deles, é assim que funciona. E sinceramente, para mim, os fanboys são piores que os trolls, porque eles fazem pressão, ao se unirem, para que sejam formadores de opinião e censuradores, intimidadores de trolls, estes que por sua vez atacam principalmente em chats.

    Os trolls eu ainda consigo ignorar, pois são os mais fáceis de se perceber, que não sabem do que estão falando, e são poucos quando atacam também, digamos, que a classe deles é desunida, porque um troll incomoda outro, já os fanboys são mais aptos a agirem em grupo, o que os torna os maiores inimigos da diversificação de gostos, pois muitos “trolls”, são injustamente assim chamados, quando estes tem argumentos até interessantes para apresentar, o resto que é troll de verdade, trolla apenas por não ter nada pra fazer, porque querem irritar os outros ou porque se sentem melhores assim.

Deixe um comentário!