Os 10 animes/mangás que fizeram parte da minha vida

Se você frequenta os outros blogs do portal Genkidama já deve ter visto o título desse post em outro lugar, não é? Foi no XIL. Lá, Fábio Sakuda apresentou aos leitores os animes e mangás que o acompanharam na sua vida de fã. Inspirado por ele, resolvi fazer minha própria versão e a justificativa para isso é apresentar um outro ponto de vista. Eu nasci em uma época diferente, num lugar diferente e numa realidade diferente. Vamos ver quais foram os10 animes e mangás que fizeram parte da minha vida…

10. Berserk

Começando a lista com esse que foi a minha primeira experiência com mangás mais “hardcore”. Primeira vez que vi tanto sangue, tortura, violência, etc. Tudo isso envolto a uma história muito boa e personagens interessantes. Com certeza foi um marco e não tinha como deixar Berserk de fora dessa lista. Lembro-me de ler, ler, ler e não querer parar.

9. Mobile Suit Gundam

Lembro como se fosse hoje um amigo meu voltando de uma viagem aos EUA com uma fita VHS sem nada escrito. Ele me disse que era um filme de robô gigante do Japão. Eu gostava dos desenhos japoneses que passavam na TV e estava disposto a encarar. O filme era todo em japonês, os caras tinham enganado o meu amigo dizendo que tinha legendas em inglês, mas mesmo assim eu não conseguia tirar os olhos da tela. Eu inventei a história toda e curti a animação que, para mim, parecia uma das coisas mais bem feitas que eu já tinha visto… mesmo datando dos anos 70-80. Anos depois eu fui ver a série de Mobile Suit Gundam e não a versão resumida que é o filme, mas ainda assim guardo ela no fundo do meu coração. Pena que perdi contato com o amigo e com esse VHS.

8. Love Hina

Para mim e para muitos foi a primeira experiência com o gênero harém e slice of life. Não esqueço como ao assistir ao anime me liguei fortemente com os personagens e acompanhei ferozmente a jornada de Keitaro para passar na Toudai e a evolução de seu relacionamento com Narusegawa. Não há dúvida de que foi a primeira vez que me liguei tanto a personagens de animes e mangás.

7. Evangelion

Na minha infância eu tive muita sorte pois meu pai assinava DirecTV e com ela vinha a Locomotion, o canal que vários fãs de animes mais velhos lembram com carinho. Um dos animes que passou por lá foi Evangelion e na época fez pirar minha cabeça. Futuro pós-apocalíptico, sci-fi, protagonistas crianças arriscando a vida, robôs gigantes funcionando em um misto de biologia e tecnologia… era muita coisa… era demais!

6. Street Fighter II V

Quem não lembra das manhãs de domingo sintonizadas no SBT assistindo Street Fighter II V? Quem não imitou o movimento de Ryu para lançar o hadouken? Várias lembranças me remetem a esse anime. Eu adorava o jogo e adorava o anime. Torci, vibrei e fui ao encontro do mais forte com essa série. Esse lema, inclusive, está entre os que eu tento seguir em minha vida.

5. Gundam Wing

Meu primeiro contato com robôs gigantes pode ter sido com o filme de Mobile Suit Gundam, mas foi com a série Gundam Wing, que passou por aqui no Cartoon Network, que eu virei fã do gênero. Eu sei que fãs de Gundam irão dizer que Wing é uma das séries mais chatas da franquia e eu terei que discordar. Pode ser lembrança afetiva (eu acho que não pois cheguei a assistir uma parte recentemente e gostei), mas o fato é que Gundam Wing é minha série Gundam preferida e a que eu mais me animei com.

4. Dragon Ball

Mais um anime das manhãs de domingo do SBT. Dragon Ball era engraçado e empolgante. Quando veio a série Z eu já era mega-fã e fiquei ainda mais. Dragon Ball até hoje ocupa um espaço que dificilmente será dado a outro em meu coração de fã. Foi ele também o primeiro mangá que comprei. Eu já havia lido Ranma 1/2 da Animangá emprestado, mas foi quando a Conrad trouxe Dragon Ball para o Brasil que eu comprei um pela primeira vez. Lembro do momento da compra e da leitura até hoje.

3. One Piece

Lembro como se fosse hoje eu lendo uma matéria da falecida e breve revista Herói Mangá falando sobre esse  mangá de piratas que era sucesso no Japão. Mal sabia eu que estava nos planos da Conrad trazer a série para o Brasil. Surpresa a minha foi quando encontrei a primeira edição em bancas. Comprei, devorei em segundos e virei fã. Hoje… dez anos depois, ainda leio a série (que infelizmente foi interrompida pela Conrad, mas que felizmente voltou agora pela Panini). Um dos mangás que mais me empolguei lendo e, sem dúvida, com o universo mais envolvente que já vi.

2. Samurai X (aka Rurouni Kenshin)

Chegou a hora de falar do meu anime preferido. Apesar de muitos puristas falarem que a adaptação da obra de Nobuhiro Watsuki deixa muito a desejar frente ao mangá original, eu posso dizer que fiquei muito feliz de ter assistido (na Globo e no Cartoon Network). O fato é que graças a esse anime eu criei gosto por tentar ser algo além de um mero espectador. Eu pesquisei sobre história do Japão para entender melhor o que se passava na série, pesquisei sobre Nobuhiro Watsuki, aprendi sobre os Samurais, seus códigos, etc. Além é claro das coisas dentro da própria série, personagens, vilões, coadjuvantes, técnicas, relações… Me envolvi tanto com essa série que o posto dela nunca pôde ser tirado. Claro que li o mangá e claro que adoro, mas é o anime que mais me marcou.

1. Genshiken

Quem me conhece já sabia qual era o anime/mangá que estaria em primeiro lugar dessa lista: Genshiken. Sem dúvida minha obra preferida de todos os tempos. Personagens incríveis, uma boa linha narrativa, bons diálogos… a série me cativou de uma forma que eu nunca havia experimentado. Foi uma identificação tão forte com alguns personagens e situações que me fez acompanhar ferozmente o anime e devorar as páginas do mangá. Kio Shimoku para mim é o melhor mangaká do universo só por ter criado Genshiken. Dificilmente um outro anime/mangá tirará Genshiken do topo. Ele veio para mim no momento certo e trazendo o conteúdo certo. Graças a ele explorei mais o fandom de animes e mangás e me tornei o que sou hoje. Graças a essa série o Anikenkai existe. Devo tanto a Genshiken que não dá pra expressar em um só parágrafo… melhor parar por aqui.

E pra vocês? Que animes marcaram suas vidas? Conte nos comentários!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Se você frequenta os outros blogs do portal Genkidama já […]

19 thoughts on “Os 10 animes/mangás que fizeram parte da minha vida”

  1. Love Hina não é slice-of-life, e de certa forma você mesmo diz isso: “jornada” e “desenvolvimento” raramente são compatíveis com o gênero slice-of-life. E eu tendo a franzir a testa também quando falam que Love Hina é harém, mas isso é mais controverso e mais sujeito a interpretações, então deixe para lá. Só estou sendo chato porque Love Hina também está em minha lista pessoal, e mais ou menos da forma como você descreve: “primeira experiência”. No meu caso, junto com Saber Marionette J, primeira experiência consciente com o universo de animes e mangás. Já havia assistido Cavaleiros do Zodíaco e Street Fighter antes, mas nunca me importando com seu país de origem.

    De resto, uma boa lista, vários aí estariam em minha própria lista também =)

    1. Até concordo em bater o pé quanto à slice-of-life, dependendo da interpretação que se tem (no caso o slie-of-life como gênero), mas dizer q Love Hina não é harem??Como assim?? Ken Akamatsu é a maior referência de harem mangá

  2. Só pra ser chato… no banner faltou um espaço entre “fizeram” e “parte”. Mas é bem legal, dá pra ver a diferença de gerações entre um garoto como eu e um velhão como você! Hehehehe

  3. Evangelion, Street Fighter II V, Dragon Ball e Samurai X, também fizeram parte da minha infância e os assistia também nas mesmas época que você.

  4. Quase todos os animes que passaram no Toonami !!!!
    E alguns animes q passaram na FOX KIDS e na CN tbm…
    Fora alguns q eu vi na internet dps hehe
    ~FLW

  5. A desculpa semanal pra poder falar que Genshiken… sorte que a Mara poupa os blogueiros da imprensa especializada.

  6. Muito bacana! Fiquei vibrado aqui lendo toda a matéria. Acho legal demais ver esses depoimentos de fãs para fãs. Chegam a emocionar. Quem dera eu no seu lugar me expressando dessa forma! Parabéns! Já sobre os mais marcantes para mim, eu diria que é algo praticamente impossível… Mas eu colocaria Pokémon, por ser o primeiro anime que me fez consumir produtos e mais produtos. Primeira febre, né. Eu colocaria Card Captors Sakura por ser o anime que me fez perceber o quão pouco pode me fazer feliz. Ver a Sakura sorrindo capturando as cartas para mim era algo extremamente feliz. Sakura foi o meu primeiro e mais marcante amor de anime hehe. Tem o quarteto fantástico Digimon/Beyblade/Medabots/Yu-Gi-Oh! que vieram praticamente juntos. Não consigo me esquecer de nenhum deles. Dou mais destaque para Digimon, que alem de me fazer consumir em massa, me emocionou e me fez ficar ligado a série até os dias atuais. Vem Saint Seiya, que quando eu revi na época eu lembrava vagamente da série, mas quando revi, o mundo dos animes se abriu para mim. Foi por causa de Saint Seiya que eu vejo animes em massa hoje, mesmo anos depois de ter passado na Manchete. Foi meu primeiro mangá, meu primeiro download de episódio, foi o meu primeiro de tudo! É o anime mais marcante nesse gênero para mim. Por último é Inuyasha. Para mim é o único anime que possui completamente de tudo! Todos os gêneros! E também é o mais marcante no gênero “romance”. Afinal, me apaixonei por Kagome, Sango e Kikyou. hehe Inuyasha tem um lugar enorme no meu coração. Cabeça a cabeça com Saint Seiya. Foi o anime que mais chorei e que possui os personagens mais cativantes. É perfeito! Acho que é só isso hehe Falta muitos outros, mas isso já está virando um livro haha! Muito obrigado pela chance de me expressar!

  7. Tive uma experiência igual a tua com One Piece, foi com o mangá Slam Dunk, li na antiga Herói sobre. E como era um dos poucos adolescentes que gostava de basquete na minha cidade (de dez mil habitantes) logo fiquei fascinado com a ideia! Imagina, duas grandes paixões unidas dessa forma?! Seria como casar com a Adriana Lima e a Ellen Rocche no mesmo dia! Seis anos, ou mais, estava morando numa cidade maior e já havia começado algumas coleções de mangás, quando vejo Sakuragi ao lado da Haruko na capa do volume 1, é absurdo a maneira como nossa mente funciona rapida, tudo sobre a matéria veio a minha mente e quando me dei conta já estava sentando num banquinho, dentro de um mercado, dando risada das primeiras aventuras do Tensai!

    Quis dividir esse momento contigo, assim como Gianluca; “Acho legal demais ver esses depoimentos de fãs para fãs. Chegam a emocionar”. E emociona mesmo, principalmente por sermos pessoas que não se conhecem, mas temos um momento da vida em que sentiamos basicamente as mesmas emoções, no mesmo horário e no mesmo bat-canal! Hahaha

    A mulecada lá da minha pequena cidade pirou quando estreiou Street Fighter, pois o fliperama era uma febre que somente KOF conseguiria superar anos depois (lá tudo chega atrasado). Tipo clima de Cav do Zodiaco e depois Dragon Ball Z, não se via uma criança se quer na rua! Uma lembrança gostosa de Street é que minha irmã, que é dez anos mais velha, assistia junto comigo. Ela gostava muito da ideia da trama e dos personagens!

  8. Momento nostalgia total! é interessante pensar em como essas obras foram pavimento o caminho otaku que seguimos até hoje.

    Vai a minha lista:

    1-Samurai X, primeiro manga e até hoje meu preferido. Quando vi Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen então… sem palavras…

    2-Love Hina, primeiro contato com harém e comédias japas, além de ser minha segunda coleção que eu comprava com o que eu conseguia economizar do lanche da escola.

    3-Fushigi Yuugi, primeiro harém inverso (me levou um pouquinho pro dark side das fujoshis, mas juro que não sou!) e também foi a primeira vez que me irritei tanto com um personagem. Valhe-me Deus como a Miaka é chata.

    4-Chobits, primeiro contato com o Clamp e seu universo tão particular que até hoje me atrai.

    5- Gravitation, foi um ‘soco no estômago’ não tinha nem idea de que era yaoi e na época eu comprava tudo o que saia de manga sem nem saber do que se tratava. Mas para o meu próprio espanto eu gostei.. e foi bizarro lidar com isso.

    6- Kimi ga nozomu eien, acho que até hoje é o anime de maior carga emocional que vi. Meu irmão até perguntou se eu tava bem da cabeça, já que ele costuma ver tudo o que via. Ele não aguentou o tranco.

    7- Full Metal Alchemist, depois de Samurai X passei um bom tempo sem curtir muito um shonen. Me impressionei com a densidade da série e chorei no final do filme, como se eu estivesse vivendo aquilo.

    8-One Piece, durante anos eu o julguei pela capa, achando que era bobo. Mas um dia que não tinha nada melhor pra faze resolvi ver. Nisso já tinham sido transmitidos uns 300 episódios até então. Nunca tive uma maratona tão intensa de animes, chegava a ver 20 ou mais episódios em alguns dias. Mesmo hoje quando estou vendo um eps fraco, não deixo de me impressionar com o universo desse anime.

    9-Dragon Quest, adorava ver as Aventuras de Fly na manhã de sábado do sbt. Mas nessa época eu nem sabia o que era anime.

    10-Dragon Ball, também acompanhava pelo sbt e também ainda não sabia o que era anime. Só sabia que não perdia um eps e com certeza estes dois animes plantaram a semetinha otaku dentro de mim.

  9. Nah… eu comecei a ver anime pequeno, mas era só Naruto, que tava passando no Cartoon a 1° e 2° temporada.
    Ai fui pra internet, vi todo o resto, e só uns 5 anos depois, fui começar Bleach, Fullmetal e etc… o 1° anime que eu vi sem nenhuma influencia da televisão foi Rosario + Vampire

  10. Caramba que post legal! To no serviço e preciso pensar rsrs mas SFVII e Dragon Ball, Berserk e Evangelion está na minha rsrs

    1. Vamos lá:
      10°- Aqui poderia entra shurato, mas Street Fighter II V me marcou mais, ali que entendi a historinha por tras dos jogos que tanto gostava, ele ocupa um lugar de prestígio entre os meus favoritos.

      9°- Supercampeões
      Que com mais de 25 anos não lembra do jogador ninja oliver tsubasa? Lembro de quantos treinos a lá Shingo eu fiz, e teve o mesmo resultado que para os japoneses, ambos somos pernas de paus rsrsrs

      8°- Yuyu Hakusho
      O substituto de Cavaleiros do Zodiaco marcou muito a minha adolescencia! A dublagem impagavel que a manchete fez me deixa saudades até hj!

      7°- Cowboy Bebop
      Minha primeira experiência com uma historia curta que começou como se não quisesse nada e terminou como o melhor ultimo episodio que vi na vida! Lembro até hj dos creditos com aquela musica perfeita para o momento!

      6°- Dragon Ball
      Adoro DBZ, mas não é tão bom quanto DB, lembro perfeitamente de acordar no sabado e umas 10 mais ou menos, começar Dragon Ball no SBT onde o “krilin” era o amigo do goku naquele treinamento super divertido.

      5°- Evangelion
      O único mangá com robos que eu gosto, lembro até hj do impacto que ele teve em mim. Ao assistir em três dias a serie toda, fiquei depressivo com o shinji e seu mundo.

      4°- Fullmetal Alchemist
      Na verdade só não é o melhor shounen porque existe One Piece, mas sem duvidas deixa naruto, bleach, fairy tail no chinelo.
      3°- Berserk
      Segunda melhor obra na minha opinião, um mangá incrivel, arte lindissima, enredo otimo, enfim, um mangá acima da média.
      2°- One Piece
      O melhor mangá que ja li, um desenvolvimento perfeito, muita criatividade, otima arte, com perspectivas forçadas incriveis, assim como impacto de golpes, piadas faceis de entender e certeira, melhor autor que ja pude acompanhar, enfim ele é o melhor em tudo.
      1°- Cavaleiros do Zodiaco
      Simplesmente o primeiro anime que eu assisti e a partir dele nunca mais deixei de acompanhar o mundo dos mangás e animes, me lembro perfeitamente de sair da escola as 18:00 horas correndo feito louco, juntos com todos os meninos da sala, para ver as lutas do Seiya, Shun, Shiryu, Ikki e Hyoga na manchete! Ta longe de ter a melhor historia, melhor desenho, melhor desenvolvimento, mas seu lugar nunca vai ser perdido entre os meus amngás e animes favoritos.

  11. Obviamente esse post é mostrando seus gostos e mimimi e tal, mas…
    Na minha opinião:
    Love Hina é ruim. xD
    One Piece tá muito embaixo. o/

    E comecei a assistir Genshiken, e ainda não vi tamanha graça. História boazinha, com personagens até legais, mas não chega ao ponto de chamar de melhor obra, ou de obra de arte.. sofrendo ela chega no status bom, mas enfim, com o tempo talvez melhore. xD

Deixe um comentário!