Primeiras Impressões: Chuunibyou demo Koi ga Shitai!

Chuunibyou (中二病) é o termo usado pelos japoneses para caracterizar aqueles momentos de “quero ser diferente” pelos quais passam grande parte dos adolescentes. Aquele momento da vida em que somos chamados de “aborrecentes” por nossos pais e parentes próximos. Alguns começam do nada a gostar de rock clássico, ou a tomar café, ou dar uma de hipster… virar fã de anime… etc. Alguns, no entanto, chegam a levar esse estado um passo além e se imaginam com super-poderes, vampiros, senhores das trevas, etc. Você com certeza já conheceu alguém assim nos seus tempos de adolescente ou até mesmo você “sofria” de Chuunibyou. E essa é a temática centra desse anime. Será algo interessante?

Yuuta chegou finalmente no ensino médio e está pronto para mudar de vida. Seus tempos de “Mestre das Chamas Negras” ficou pra trás. Ele cresceu e quer ter uma vida normal. Para isso, decidiu estudar em uma escola bem distante de sua antiga, desse modo ninguém o reconheceria. Apesar de a princípio seu plano ter dado certo, uma menina que diz ter “O Olho da Verdade” descobre seu alter-ego passado e está disposta a não deixar Yuuta esquecê-lo.

Minha curiosidade por esse anime veio de duas frontes. A primeira, e mais óbvia, é que é uma produção KyoAni (Haruhi Suzumiya, Nichijou, K-ON). Apesar de muitos dizerem que o estúdio é só para adoradores do moe, seus animes possuem uma qualidade acima da média e isso é algo que me atrai. Sim, é fato que eles dão preferência para séries com apelo moe, mas ainda assim há algo a mais.

A segunda, foi o fato das sinopses dessa série trazerem o termo Chuunibyou como se fosse algo normal. Eu não tinha a menor ideia do que se tratava e na pesquisa cheguei a definição que apresentei logo no começo do post pra vocês. Achei interessante a escolha por essa temática. É algo que comumente vemos em animes e mangás e que é tratado como corriqueiro mas que, aqui, tomará o papel do “corpo estranho”. E esse será “combatido” por um personagem que já passou por essa fase. Potencial tem.

E esse potencial foi acrescido da boa qualidade técnica da KyoAni e de um roteiro bem leve e cômico que me fez soltar boas risadas. Essa veia cômica era de se esperar já que o roteirista foi também o responsável pelo hilário Nichijou. Na equipe, outro destaque vai para o veterano diretor Tatsuya Ishihara que soube conduzir bem esse primeiro episódio introduzindo os conceitos chave que guiarão a história.

Será um anime totalmente conduzido por seus personagens, não haverá uma grande história a ser contada. É um slice-of-life, com uma boa dose de comédia e com uma animação de qualidade. Pra mim será imperdível, mas entendo não ser para todos. Até mesmo porque tem gente que não suporta personagens moe e, amigo, a  menininha-tapa-olho é moe puro. Então fica aquela recomendação com ressalvas aqui. Eu irei assistir, mas não considero Chuunibyou demo Koi ga Shitai um anime essencial da temporada.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Chuunibyou (中二病) é o termo usado pelos japoneses para caracterizar […]

7 thoughts on “Primeiras Impressões: Chuunibyou demo Koi ga Shitai!”

  1. Antes da minha opinião, uma resalva. Depois de assistir o primeiro anime dessa temporda, Shin Sekai Yori, eu pensei que não teria coisa melhor que ele nesse outono. Daí vieram Magi e Psycho Pass e eu bati o pé: esses são os melhores. Mas agora, mesmo sendo um hater de moe, e ter assistido esse Chuunibyou só por curiosidade, posso dizer que ele está no topo da minha lista da temporada. Foi o primeiro anime que eu fico revendo os episódios já assitidos enquanto espero pelo novo. Carismático, bem narrado e me tira altas gargalhadas mesmo já conhecendo a piada.
    Depois de ficar órfão de Hyouka, esse veio como um bom consolo.

    Essa é minha opinião e valeu pelo post!

  2. Vlw Did espero que vc consiga trazer o máximo possivel de primeiras impressões, eu trabalho embarcado e quase não tenho tempo de ver anime, vc me ajuda muito a fazer um filtro de animes, mesmo que as vezes escape uns bons como Fate Zero (pra mim o melhor da temporada passada).

  3. Eu achei interessante,leve e,sim,muito assistível. Mas,não acompanharei (você mesmo colocou ressalvas aí. Povo do moe adorou -q).Sabe o que é: KyoAni voltou ao habitual (depois de ter saído um pouco da linha com Hyouka <3) :). Vou te dizer,eu tolero moe, e gosto até certo ponto. Nem é esse o problema. É que com tanta coisa pra ver nessa temporada,a gente vai selecionando os "mais importantes" (se é que posso considerar assim -q).

  4. No começo, as viagens da garota do tapa-olho eram irritantes, mas depois que vc se acostuma e até curte. Agora o que mais chama a atenção é a qualidade assombrosa das lutas imaginárias, enquanto animes de “luta” tem animações sebosas, kkkk. Mas é sério, vc agora sabe o que “move” o mercado otaku. Qualidade assombrosa.

  5. Sinceramente, se tornou indispensável pra mim,se tornou um dos mais importantes, é engraçado pra caramba

  6. esse anime é tããõ foda, não ligo para moe, até gosto um pouco deles :3
    acabei de assistir a final e recomendo pra quem não assistiu ainda 🙂 ele vai para a lista dos meus favoritos ><

Deixe um comentário!