Coluna do Fred: Evangelion 3.33 – Um triunfo!

0a16ff76b61749e452b543ba0786227c

O que caracteriza um bom filme? Você pode perguntar para qualquer um que terá as mais variadas respostas, mas para mim, é a capacidade de inserir o telespectador no mundo que está sendo mostrado, fazer ele viajar num universo diferente, enfim, prender quem está vendo.

E Evangelion 3.33 you can not redo consegue isso e muito mais. É um primor ter um filme como esse à nossa disposição.

Eu poderia tentar explicar a história, mas honestamente, é Evangelion. É um filme novo, mas se você conhece Evangelion você já sabe o que esperar e eu acho que é melhor manter a expectativa caso alguém ainda não tenha visto o filme. Se sim, veja. Se você não queria ver mesmo, bem, talvez minha opinião consiga te deixar com um pouco mais de boa vontade…

Evangelion 3.33 se passa 14 anos depois do segundo filme, com Shinji despertando do sono e preso em um lugar que ele nunca viu, com pessoas familiares, mas que não são quem ele conheceu e com uma situação que ele nunca esperou acontecer, onde ele não consegue ver uma saída, mas que pode vir da forma que ele mais odeia, que é voltar ao cockpit do Eva.

28578-EVA

Se você viu os filmes anteriores de Eva, você sabe o evento que é o lançamento de um novo filme e sabe o que pode esperar: Animação, qualidade e som impecáveis. Aqui não é diferente, se não for ainda mais incrível, tamanha a grandeza de algumas cenas e cenários. Comentar sobre isso é até chover no molhado, o que torna esse filme tão divisivo não é o que ele apresenta, mas sim o que ele é, o que ele quer passar. You can not redo é o primeiro filme da série totalmente novo. Não há uma fala repetida ou qualquer ação já vista e, como tal, está sujeito a uma crítica diferenciada, afinal, ele quebra o lugar comum. Os dois filmes anteriores faziam isso em doses menores, ainda que houvessem mudanças, o cenário ainda era o mesmo, o que nos deixava com um sentimento de que tudo estava no lugar, só de um jeito diferente.

evangelion-3-0

Agora já não há mais isso. Os personagens não tem mais as mesmas caracterizações (com algumas exceções…), não temos mais aquele clima normal de Tóquio 3 e o dia a dia na Nerv… Enfim, as interações dos personagens com o mundo mudaram, o mundo mudou. Isso sempre vai gerar um desconforto naqueles que estavam assistindo.

Como história totalmente nova, ela gera mais perguntas e situações que não parecem ter sentido, mas isso é o que Evangelion sempre foi. Eva sempre nos trouxe perguntas que eram estranhas e que demoravam a ser respondidas, mas que quando eram, nos deixavam de queixo caído com aquilo que víamos. Aquilo que não tem sentido hoje (e pode até ser que tenha, talvez só não tenha sido pescado ainda) é o que estará em panos claros amanhã. Essa é a alegria de ver uma série como Eva. A de sentir animado e empolgado de tal forma que você quer discutir, quer falar sobre o que viu e o que acha que aconteceu. Muitas séries todos os anos vêm e vão, ganham um post no anikenkai aqui e são comentadas pela temporada, pra na seguinte serem esquecidas para sempre. Você nunca vai conseguir fazer algo assim com Eva.

435755810_640 Shin Evangelion foi um projeto cuja idéia era apresentar a série para um novo público, mas ao mesmo tempo era mostrar o que era Evangelion de um novo ângulo. Esse novo filme realmente apresenta coisas que um fã da série pescaria, porém alguém novo ao universo nunca veria, mas nada impede que isso seja esclarecido no derradeiro filme, inclusive, nada impede que o próximo filme venha a distorcer tudo que vimos aqui, afinal, Hideaki Anno é o mestre da quebra de paradigmas.

A série original sempre vai estar disponível em dvd ou na internet para qualquer um que quiser ver, enquanto os filmes estão aqui para apresentar algo novo. Dá pra dizer que ele não teve sucesso nessa empreitada? Você pode até não ter gostado, achado ruim, mas ainda assim, não se pode negar que o que foi apresentado aqui é completamente inesperado. Se os questionamentos gerados aqui serão explicados, ninguém pode dizer que sim ou não, mas que o que foi criado nesse filme tem tudo para gerar um final grandioso para essa nova saga, não há dúvida alguma.

Ah, já ia esquecendo da minha opinião: Eu acho que o filme é o melhor dos três. Consegue apresentar um universo quase que inteiramente novo, mas sem esquecer quem ele é e a essência do que ele representa. Me surpreendi com o mundo do filme, mas em nenhum momento eu pensei que ele estava tentando copiar algo. Sempre pensei que estava assistindo Evangelion e isso é tudo que eu poderia pedir. Ter um filme emocionante, com cenas de ação incríveis, uma história que fica no limiar entre sensacional e sem pé nem cabeça e questionamentos que só poderiam ter saído da cabeça de um louco são só a cereja do bolo.

Eu, como um grande fã de Evangelion (meu anime favorito, inclusive), só posso recomendar esse filme. Eu posso garantir que será uma experiência única. Se será pro bem ou pro mal, vai depender de você, mas sua reação nunca será de desinteresse.

Evangelion_3.33_JPN_Blu-Ray_trailer

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

O que caracteriza um bom filme? Você pode perguntar para […]

12 thoughts on “Coluna do Fred: Evangelion 3.33 – Um triunfo!”

  1. “Eu poderia tentar explicar a história, mas honestamente, é Evangelion.”

    Um bom resumo do filme!!! Belo review com fã da série gostei muito do filme. Ansioso pelo 4.44!!

  2. ola Fred também gostei do filme mas demorei muito a acreditar que o impacto havia mesmo acontecido pois não sei se vc viu mas no final pós credito s do segundo filme mostra algo que em teoria entra em conflito com o 3° filme mas de qualquer foma decidi ignora-la, mas bem é isso ai só queria deixar este meu comentário ver si foi apenas uma “falha” ou estaria relacionado.

    1. Eu também achei isso. Inclusive, ainda acho que tem algum mistério relacionado a isso, do contrário, acho que seria um erro bizarro que poderia até estragar a série, hahaha. Nada contra querer fazer algo diferente, mas se não houver coerência fica difícil. Espero que isso tenha explicação no futuro e que não deixem só nessa.

      1. Não achei que houve conflito com o final do segundo filme. Só ficou a dúvida sobre o que diabos eles fizeram no Geofront da Nerv após a decida do Kaworu impedindo o Eva 01 de gerar o 3º impacto… Assim como muitas outras no filme, que, para entendermos totalmente, precisaríamos saber dos acontecidos nos 14 anos de ausência do Shinji no mundo…

  3. Simplesmente o Anno é o mestre da trapaça, por conseguir fazer a mesma merda e enganar um fã ao ponto de ele achar que viu algo novo.
    Sou um grande fã de EVA, mas acho que você vacilou na review, pois só vi coisas repetidas, foi quase como ver os filmes Death and Rebirth e The end Of resumidos em um só. Cenas idênticas, apenas com cenário diferente e um personagem assumindo o papel do outro.
    Para evitar spoilers, apenas digo que só faltou a Mari dar um beijo e oferecer sexo para o Shinji para ser a mesma cena da Misato em The end Of, até as falas foram bem parecidas…
    E poxa, Anno é o troll supremo! Reparou que esse filme terminou exatamente igual ao 2.22? fez um filme inteiro para parar no mesmo ponto, e ainda convenceu que fez algo novo, aplausos para esse mestre da trollagem!
    Vou ficar com a série clássica mesmo…

    1. Entendo onde você quer chegar, mas não concordo, honestamente. Acho que as semelhanças entre os filmes são meramente estruturais. Já sobre o final ser o mesmo, aí eu só não concordo mesmo, haha.

    2. Fico com uma mescla do opinião do colunista com a tua, Fellipe. Temos muitas semelhanças sim, percebi isso também, mas as coisas são ao mesmo tempo muito novas justamente por causa das personagens. Elas estão diferentes, passaram por amadurecimento diferente e tal, gerando por vezes reações semelhantes ao que já se viu, por vezes gerando reações diferentes, nunca iguais. E mais importante, o nome desses filmes é Rebuild of EVANGELION, ou seja, é Evangelion, são às personagens que já conhecemos, é aquele universo. Não há como ser algo totalmente diferente, se fosse, seria Build of Qualquer_Outra_Coisa…
      Além do mais, se pensarmos pela ótica da teoria do universo continuado Série Clássica -> Rebuild, faz ainda mais sentido…

  4. Excelente post, conseguiu me convencer a ter mais confiança no Rebuild. Eu realmente não gostei desse filme, esperava algo completamente diferente. Mas Evangelion não é sobre o que eu quis ou que poderia aparentar ser melhor. Já fiquei decepcionado com a série antes e levei uma patada na cara pelo Anno, isso pode muito bem acontecer de novo.
    Pelo visto, a carga e responsabilidade estão todas em cima desse 4° filme, vamos esperar de novo ^^

  5. Eu confesso que achei o filme ate bem pretensioso, adoro Evangelion e considero uma obra de arte e The End of Evangelion é pra mim o 2001 – Uma odisseia no espaço em anime, complexo e dificilmente um outro anime/filme vai conseguir ir tão longe, eu tenho os dvds das novas versões e pra mim o que faz me empolgar pra assistir é saber que é uma continuação porque ate então não gosto dessas novas versões e caso o 4.0 seja “ruim”, ainda tenho a serie clássica e The End of Evangelion e esqueço que existe outros filmes! 🙂

  6. Quanto mais eu vejo EVA 3.33 e leio teorias excitantes sobre o mesmo, mais eu gosto desse filme. Numa primeira olhada ele não faz muito sentido e causa um misto de agrado e decepção. Só que na verdade esse filme apresenta muitas respostas. Do jeitinho EVA é claro. Algumas delas estão em diálogos que nem parecem ser tão importantes. Há muitas dicas visuais também. Mas com certeza o que eu mais gostei foi o que aconteceu com os pilotos. A coisa foi elevada a outro nível! Mas será que o buraco é mais em baixo? Acho que ainda vou me surpreender muito. Com a Terra já foi respondido o que aconteceu e achei a coisa BEM dramática! O que falta mesmo é explicar como foi que iniciou o confronto entre Misato (Wille) e Gendo e como o décimo primeiro e décimo segundo anjos foram derrotados. E claro, o grande final <3

Deixe um comentário!