Ginga Patrol Jako, Novo de Akira Toriyama – Primeiras Impressões

jaco_001

 Se você recebe a notícia de que Akira Toriyama está preparando uma nova série, é claro que você vai esperar algo de qualidade. Esse é o cara que nos trouxe Dragon Ball, um dos animes mais famosos do universo, Dr. Slump e vários outros one-shots divertidíssimos de se ler. É nesse contexto que Ginga Patrol Jako (Patrulheiro Galático Jako, em tradução livre) estreia nas páginas da Shonen Jump.

jaco_002

Jako, da Patrulha Galática, foi enviado a Terra para protegê-la de uma invasão de alienígena mal-intencionados. Porém, em seu caminho, ele bate na lua e acaba fazendo um pouso forçado em uma pequena ilha no Japão, habitada apenas por um senhor velho e rabugento.

Se tem uma coisa que eu destaco logo de cara nesse primeiro capítulo de Jako é que ele não tem um o mesmo clima das séries anteriores de Akira Toriyama. O humor não é daqueles escrachados, marca registrada do autor, mas sim uma coisa mais focada nos diálogos. Para falar a verdade, pouco se teve de humor nesse primeiro capítulo, mesmo se tratando de um gag manga.

O fato é que eu não sei se considero isso algo bom ou ruim. Eu sou a favor de que um anime/mangá/livro/etc tem que te conquistar logo no começo, mas eu também reconheço que existem obras que começam lentas e que melhoram exponencialmente depois. Mas a realidade é que Jako não me agradou nesse primeiro capítulo.

Achei tudo morno demais, sem emoção, sem graça… foram 35 páginas de nada. No entanto, o plot oferece um bom campo para desenvolvimento, o que deixa esperança para o futuro.

jaco_003

Avançando na leitura do capítulo, nós ficamos sabendo sobre a razão do velho estar na ilha: ele era um cientista estudando viagem no tempo a mando do governo com o auxílio de sua mulher e outros cientistas. Porém, durante um experimento, uma das assistentes fez uma cagada e o laboratório explodiu, matando praticamente a todo, inclusive sua esposa. Após o projeto ter sido encerrado, em consequência do ocorrido, ele permaneceu na ilha, ao lado do túmulo de sua mulher e ainda nutrindo um desejo para realizar o sonho de ambos, o de viajar no tempo. Isso dá um pouco mais de profundidade ao personagem além do clichê “velho chato e rabugento” e dá campo para desenvolvimento, como eu disse.

Além disso, temos a própria situação dos dois. Isolados numa ilha, tendo que conviver e ainda com a iminente ameaça da raça humana ser destruída, ou pelos invasores ou pelo próprio Jako, já que ele não vê muito motivo para salvá-los.

A decisão de optar por um humor mais sério do que seus trabalhos antigos é interessante, afinal, é de Akira Toriyama que estamos falando. Não podemos condenar um trabalho do autor, sendo quem é, só por um capítulo. Ainda creio que Jako terá excelentes momentos e excelentes diálogos para nos entreter. Não esperem por um trabalho como qualquer outro que ele já fez, é algo novo, é uma experiência nova e eu espero que realmente que o resultado serja positivo.

Não acreditava que eu teria a oportunidade de acompanhar uma série do autor desde o capítulo 1 e só isso já cria um laço entre mim e Ginga Patrol Jako. Mas sim, tem que melhorar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

 Se você recebe a notícia de que Akira Toriyama está […]

23 thoughts on “Ginga Patrol Jako, Novo de Akira Toriyama – Primeiras Impressões”

  1. Eu acho que fui o único que não achou a série morna ou ficou meio decepcionado. Deve ser também porque não entrei com a cabeça de “obra do Toriyama!!!”, foi só um “opa, obra nova do Toriyama, vamos ver”, saca? XD

    Outra coisa é que acredito que a comédia vai aumentar quando a idol(eu acho que será ela) entrar no trio, como vemos na imagem da capa. Principalmente porque vemos como o velho não suportava vê-la na TV e a chegada dela deve ser engraçada também, puxando só de memória, o Jako comenta que ela estava voando num fogete, não é? XD

    Realmente a comédia está nos diálogos e ações do Jako. Talvez, os fãs internacionais não se impressionam tanto, podemos perder piada não tendo a bagagem de criação dos japoneses e nem o diálogo original que talvez tenha piadas no meio.

    1. Para mim uma série do Toriyama vem com hype naturalmente, mas também vem com confiança. Ou seja, por mais que esse primeiro capítulo não tenha sido aquela maravilha, confio e banco que vai melhorar.

      1. Entendo que com um nome de calibre vem o hype. Mas como concordormas, o negócio tem potencial para ficar muito bom

      2. Só queria saber pq hype? Tipo, o cara fez uma série horrivel que fez sucessos com as crianças a um bom tempo. Só isso. Dragon ball é uma merda.

        1. serio? não é o que as vendas dizem. e você acha que os compradores do manga eram todos crianças? até parece que crianças tem dinheiro para comprar mais de 150,000,000 de copias do manga só no japão. aposto que você é um desses narutards ou qualquer outro fanboy de um manga que vendeu menos do que Dragon ball e acha que só por que “seu” manga é mais recente, com uma arte melhor ou com poderes mais “coerentes” ele e melhor do que o pai do modelo Shōnen atual.

          1. cara, sou fanboy de dragon ball, naruto e mts outros.. E todo mundo sabe que Naruto vai ultrapassar as vendas do Dragon Ball até porque naruto ja vendeu 131.000.000 e ainda nem terminou.. é meio obvio a reposta, ne?
            Mas sim..Dragon ball era para varias idades, nao apenas crianças e fez sucesso em td mundo ^^

          2. eu não nego o potencial de naruto, mas as pessoas superestimam ele. temos que lembra que naruto tem mais capítulos e aproveitou a fama e as portas abertas por outros mangas como DB. para se lançar no mundo quando os mangas tinha começado a fazer mais sucesso ,sem falar que a globalização ajuda muita na hora das vendas e divulgação assim como a internet.

          3. O pessoal tenta enxer a bola de naruto e muitos outros sem terem a NOÇAO da diferença de TAMANHO das séries… naruto tem muito mais volumes que dragon ball, da mesma forma que one piece, hajime no ippo , jojo bizarre entre outros.. mas na qualidade e no sentimentalismo de voce chegar e falar “goku é foda, vo mostrar ele pros meus filhos, filhos dos meus filhos” e assim por diante, nenhum NUNCA vai superar dragon ball.. no MAXIMO superará a quantidade de capitulos.

            abç ^^

        2. deixa de ser noob bixinha..todos esses animes de ação que tao lançando agora… sao inspirados em grande maioria por dragon ball entao vai dormir e para de mimimi ou vai pra casa ver sacura card captor… naruto pokemon ou um daqueles desenhos americanos retardados

    2. eu to ctg cara, pra mim quem achou ”morno ou ruim” tava esperando um planeta sendo destruído por uma esfera energética , acho que se ele quiser mesmo esse manga tem um futuro interessante,

      1. concordo plenamente, as pessoas ouvem o nome akira toriyama e esperam ver planetas explodindo. não e só disso que o toriyama é feito.

    3. “foi só um “opa, obra nova do Toriyama, vamos ver”, saca? XD”
      Putz cara, exatamente oq eu pensei!
      Tipo, acho q sou o único da face da terra [ou um dos poucos] q não acha DB isso tudo [mas eu acho muito legal] e quando li o mangá [já q DB só tinha visto a fase Z do anime] senti algo do tipo, “é isso q o povo gosta?”. Tipo, na época q li gostei mas de novo não achei isso tudo, mas gostei, dá pra rir de algumas piadas e talz, e fica na expectativa pro próximo cap. E foi o mesmo q senti com Jako. Acho q por ser uma ideia nova e tudo, estou até mais empolgado pelo próximo cap, quando a menina aparecer. Sem contar q ao q tudo indica o mangá não vai ficar só no gag e no futuro a história vá ficar mais séria. 🙂

      1. Lucas, so quero que saiba que NÃO tenho intenções de te ofender! E talvez, ler esse comentário ate o final possa te ajudar a crescer! (no bom sentido da coisa)

        Olá, saiba q é completamente natural vc n ter achado a obra “isso tudo” aq não tem nenhum desses “fanboys” ou sei la como chamam que defendem uma obra sem motivo algum kkk. Mas ainda nesse clima de concordância, eu só queria dizer que é natural não se apaixonar de cara por um shonen como DB, principalmente o vendo atualmente. Mas com o tempo vc vai lendo/vendo varias obras, varios shonens diferentes e vai estudando sobre suas influências, suas caracteristicas, e principalmente suas tendências. Dessa forma vc vai realizar que DB foi um dos shonens mais importantes das ultimas gerações. Vai realmente entender sua importância e então respectiva qualidade e peso dentro da indústria e de todo cenário dos BatlleShonens que vemos hoje. Digo, se vc se interessar mesmo pelo assunto vc vai acabar descobrindo isso sozinho, em suas próprias pesquisas comparações e leituras de variadas obras. Mas eu te garanto que a forma como Toryama desenvolveu seu shonen praticamente revolucionou todo cenário.

        Eu n tive intenção de te da lição de moral ou insinuar que vc ta “errado”…espero que entenda q depois de ler seu comentario eu me senti instigado a te encorajar para que não se precipita-se em torno de DB mesmo não vendo nada de especial na obra ainda.

        Enfim, SE vc gostaria de pular toda essa parte de “estudo e comparações” que todo otaku segue em seu caminho evolutivo dentro desse universo de anime/manga, saiba que eu estou disponivel. Se quiser pode me fazer suas perguntas vc mesmo, posso te explicar “tim-tim por tim-tim” exatamente o PQ de dragon ball ser tão amado pelos veteranos no assunto. 🙂 Repito que não sou esses “fanboys” que chegam a ser ridiculos pela net…apenas um otaku normal tentando ajudar no caminho de outro sem misterio algum ^^” (espero que não me entenda errado) (vc parece ser um otaku decente, tenho ctz que msm se não quiser se manifestar sobre o assunto, vc descobrirá uma hora ou outra quais são realmente os grandes nomes, e o pq de serem tão importantes e reconhecidos)

        Ah eh…e caso vc já seja um otaku experiente, que se considera completamente realizado e realmente mesmo depois de tudo que leu/veu, e tudo que percebeu, continua não concordando comigo no que falei aqui, seria uma conversa ainda mais interessante! 🙂 Pq vc n concordaria? Qual é a sua visão? Pode até ser que um ajude o outro a se esclarecer ainda mais sobre o assunto! (claro, se tiver vontade e disposição de discutir dúvidas com quem não concorda com vc, sem muito drama) Obg pela atenção, espero ter me feito entender!

        1. Gorgo: antes de tudo, q bom q tu não é dos “fanboys chatos” q tem por aí. E lendo seu comentário [sim, li todinho] não pude deixar de rir, pq tb me sinto +/- desse jeito, todo receoso quando vou “conversar” com alguém, com medo da pessoa “se ofender” e xingar mesmo quando não era nossa intenção, é muito chato isso, esse povo q não tem educação. Ainda bem q tu não é desses. 🙂

          Quanto a DB vou tentar explicar, nasci em 94, então eu ainda peguei um pouco de DB quando ele passava na Globo no início da década passada e quando era criança eu até gostava e tudo mas agora q cresci minha mente mudou e não gosto + sabe? Só isso. Quer dizer até gosto e sinto um pouco de nostalgia mas não tanto quanto gostava quando criança. Mas eu sei q pra época q foi lançado [nos anos 80 né?] o mangá foi muito importante e tudo.

          E outra, eu não me considero um otaku sabe? Eu apenas gosto muito de mangás e a cada temporada vejo um ou dois animes mas não gosto de “perder muito tempo” [é q é tanta coisa pra estudar e fazer q não dá tempo, acredita q faz 2 semanas q não corto a barba?] e acaba q fico só no “underground” mesmo… 🙂

          Sem contar q não fico só na dos japas, de vez em quando gosto de ver algum seriado como Game of Thrones [tá bom, até agora é o único] e HQs ocidentais como Marvel, DC [não tanto], Vertigo [meus preferidos entre os “sérios”] e Disney [principalmente as histórias italianas: http://coa.inducks.org/publication.php?c=it/TL ]. Enfim, gosto de cultura em geral, não só japonesa, sabe?

          1. Entendo, parece que eu me confundi sobre vc lendo seu comentário. Mas não há problema, fico feliz que tenha me entendido corretamente. Obg pela atenção!

          2. Só pra constar, o início de Dragon Ball foi no SBT entre 1996 e 1999

  2. Cara, eu ainda não vi, por isso não sei o que dizer do primeiro capítulo, mas, como você mesmo disse, aparentemente terá um foco mais profundo. Isso já me deixa com um pé atrás, porque hoje em dia é moda fazer essas “comédias depressivas”. Espero que o Toriyama faça algo diferente. De “comédia depressiva” já temos um monte. De qualquer forma, será algo muito curto pra render. Não dá pra apostar no desenvolvimento de uma série de dez capítulos.

  3. E parece q no final desse mangá, vai aparece o Goku caindo na Terra (bebê), então isso aconteceu antes de Dragon Ball!!

  4. Cara, se vc não gostou, com certeza você não reparou as semelhanças com Dragon Ball. O “alienígena” que ele espera, que vai cair na terra, é o Goku, espere e verás!

  5. Eu lerei porque a série se passa no mesmo universo de DRAGON BALL; ela termina quando Goku chega a Terra

Deixe um comentário!