Primeiro Episódio: To Aru Kagaku no Railgun S

to_aru_kagaku_no_railgun_s_01

A segunda [ou quarta] temporada de uma das maiores franquias otaku promete ser também a melhor série a respeito do universo RailDex. Será?

to_aru_kagaku_no_railgun_s_02

To Aru Kagaku no Railgun é originalmente um manga spin-off da série de Light Novels de ação e fantasia moderna To Aru Majutsu no Index; com o sucesso da adaptação desta para anime via estúdio J.C.STAFF logo Railgun ganhou sua chance de brilhar. E com o mesmo esquema de produção [o que inclui os algo raros 24 episódios de exibição] mas equipe diferente, desta vez liderada pelo diretor de Ano Hana e ToraDora! Tatsuyuki Nagai, Railgun conseguiu ser um sucesso televisivo ainda maior que o predecessor graças a uma boa direção, que soube dar a vida a um roteiro teoricamente mais fraco, cheio de material original slice-of-life.

A história da Railgun Misaka Mikoto, personagem carismática o suficiente para conseguir sair do papel de coadjuvante em Index para ganhar o spin-off original e sua adaptação animada, e suas amigas espers Kuroko Shirai, Ruiko Saten e Uiharu Kazari é ao mesmo tempo um anime de ação e um slice-of-life entre quatro garotinhas nesta adaptação de manga derivado de Light Novel e cuja Primeira Temporada parece na verdade adaptação de uma.

E se com menos história a se contar tivemos uma boa introdução ao mundo da Academy City [bem construído, sem dúvida é um dos melhores já feitos na mídia] com o tema da amizade com certa deixa para algo mais entre as protagonistas sendo tratado de uma forma interessante e sobretudo divertida, o que esperar desta Segunda Temporada aonde temos mais material para ser adaptado? – mais, material considerado de melhor qualidade, como a elogiada versão do Arco das Sisters já visto na Primeira Temporada de Index.

Mas ao contrário do que muitos poderiam pensar, a direção decide – de forma acertada – começar mais esta longa jornada através de mais um episódio de apresentação; simplesmente somos reapresentados as protagonistas – e a muitos outros personagens, inclusive a uma aparição destacada de uma personagem inédita até aqui – através de situações e interações típicas em, novamente, em uma mistura de momentos de amizade [e tons yuri] entre as principais e uma parte final destinada a uma rápida e caprichada sequência de ação.

O fato de um episódio tão simples [e até repetitivo, pelo fato da Primeira Temporada ter começado exatamente dessa forma] ter sido tão bom mostra somente o quão a equipe responsável por essa animação está afiada; para um pouco de desgosto dos fãs do original, as cenas mostradas do próximo episódio revelam que esta prefere novamente uma abordagem suave antes de partir para os eventos principais [ao contrário de Index que desde o começo espremeu o maior número de livros possíveis por episódio] – afinal, foi assim, explorando personagens que pouco apareceram no original, que atingiram o sucesso. Bom que os responsáveis tem todo o tempo do mundo para entregar um bom resultado [que, claro, como toda adaptação vai causar certa polêmica na internet].

Também vale destacar que cada vez mais Railgun/Index é a galinha dos ovos de ouro do J.C.STAFF, que com o orçamento certo aqui consegue fazer uma animação de qualidade a altura dos grandes. Certamente teremos mais para frente algumas partes mal-feitas e posteriormente corrigidas no Blu-Ray, mas o saldo geral é sem dúvida cada vez melhor.

To Aru Kagaku no Railgun S é junto com Ore no Imouto “2” a grande continuação da temporada de Abril/2013; mas ao contrário deste outro, será menos assistido e comentado e ainda assim tem mais potencial em entregar um bom resultado ao espectador ávido por uma boa dose de ação e garotinhas embalada em um dos melhores mundos de fantasia moderna [uma cidade com toques futuristas cheia de adolescentes – e outros – com poderes sobrenaturais de explicações algo complicadas e sobretudo estilosas] dos animes. Finalmente: será que a franquia finalmente irá ultrapassar a barreira que separa a diversão sem compromisso que caracteriza a Primeira Temporada das obras realmente boas? A conferir.

to_aru_kagaku_no_railgun_s_00

Que tal uma segunda opinião a respeito? Confira mais sobre Railgun S no NETOIN!

to_aru_kagaku_no_railgun_s_52

A segunda [ou quarta] temporada de uma das maiores franquias […]

2 thoughts on “Primeiro Episódio: To Aru Kagaku no Railgun S”

  1. Sou só eu que acha o design do Touma muito mais legal no mangá? No anime os olhos dele são muito “Whatever….”

    Eu ainda estou por assistir a primeira temporada… mas pela descrição aqui do post, estou pensando em começar por Railgun S. 🙂

  2. Saudações

    Tenho por mim que Railgun S poderá ser melhor que a temporada predecessora do mesmo, tanto pelo fator trabalho nos personagens como pelo capricho e estética no enredo e no visual da obra, em si.

    Não é a oitava maravilha do mundo, mas a série To Aru consegue canalizar bem alguns diferenciais em um mesmo universo. Se em Index (que é a minha temática preferida) se trabalha o dito místico e oculto, Railgun demonstra as batalhas mais diretas e um enredo mais objetivo.

    Lhe agradeço pela citação de meu post, nobre Qwerty. E sim, analisando friamente um paralelo entre o que lá escrevi e o que você aqui postou, Railgun S poderá agradar muito. O primeiro episódio já demonstrou isto.

    Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *