Durarara!! – Conclusão

Olá a todos, como estão? Eu estou com uma leve dor no ombro esquerdo, espero que melhore quando eu acordar. Mas tirando isso tive um bom sábado, espero que vocês também! Hoje continuo com os posts de conclusão, possivelmente um dos mais esperados (pelo menos por mim), o de Durarara!!.

Lembro bem que na época em que saíram os primeiros vídeos de Durarara!!, apesar da empolgação geral quanto a ele, eu não consegui esperar muito dele. A animação era claramente boa e certamente havia potencial, mas não me cativou de primeira.

O que me fez assistir a Durarara!! na verdade foi a equipe que estava por trás do projeto;

  • Diretor: Omori Takahiro
  • Estúdio: Brains Base
  • Criador Original: Ryohgo Narita

Eu não sou muito bom de reconhecer nomes, mas nada que um pouco de pesquisa não resolva. Rapidamente descobri que se tratava do mesmo estúdio, do mesmo diretor e do mesmo criador original de um dos melhores animes dessa década, Baccano!, que quem não viu, faça o favor de ver. Foram necessários apenas alguns poucos episódios, porém, para perceber que Durarara!! iria trilhar seu próprio caminho, mas com a mesma qualidade do seu antecessor.

A história de um garoto simples que veio do interior para a agitada vida na capital do Japão, mas precisamente no distrito de Ikebukuro, por convite de seu grande amigo de infância, apesar de não contar nada do que Durarara!! realmente mostra, fala exatamente aquilo que o anime realmente conta.

Não, não pense que o anime é sobre uma motoqueira sem-cabeça, ou sobre guerras entre gangues, ou mesmo sobre traumas familiares, existe isso e muito mais, com certeza atrativos que fazem de Durarara!! aquilo que ele é. Mas no fim, a história é muito mais sobre a perplexidade dos indivíduos quando percebem sua pequenez frente ao resto do mundo.

Esse tema está dentro de praticamente todos os personagens, ainda que Ryohgo Narita construa uma rede de personagens que se interrelacionam ricamente em um mundo próprio, cada um deles tem suas histórias relacionadas a um passado de angústias pessoais que acabam motivando suas ações para os mais diversos movimentos, seja a criação de gangues, busca por sua cabeça ou de grupos pela internet, tudo está envolvido na procura por sua própria identidade, ou na própria redenção.

O mais impressionante em Durarara!!, o que já havíamos visto em Baccano!, é a gigantesca conta de personagens interessantes. Não há como simplesmente escolher apenas um como favorito (ok, muita gente escolheu o Shizuwo, o mais forte do distrito, mas tudo bem), todos são tão bem construídos que deixa de ser uma questão de escolha, você simplesmente é levado a  entender cada um desses personagens com toda sua atenção.

Apesar dos principais terem sua história, personalidade e motivos bem detalhados, muitos personagens secundários recebem menos atenção do que poderiam, mas isso é algo normal vindo de uma adaptação de uma material escrito (são 7 volumes de Light Novel).

A lista é verdadeiramente longa dos personagens que realmente se destacam, desde o protagonista Mikado Ryugamine, que de um garoto simples e deslumbrado termina como um rapaz bem mais forte do que no início (e estou falando de personalidade, não poderes), ou seu amigo de infância, Kida Masaomi, com seu jeito extrovertido, mas que guarda um passado sombrio. Não poderíamos esquecer de citar o Semyon, um russo que trabalha como sushiman ou ainda Shizuwo que eu já citei, com sua rotineira vontade de quebrar tudo que há pelos lados, incluindo nisso postes ou máquinas de refrigerantes que são usados como “armas”. Não vou continuar pois estaria sendo injusto, quase todos mereceriam ser detalhados aqui, o elenco é realmente farto de bons personagens.

A animação do estúdio Bones, como já é de costume, tem um quê de estilo próprio que possibilita a fácil discriminação entre os traços mais comuns de outros estúdios. As cenas de ação são fluidas e empolgantes, apesar de definitivamente não serem o alvo do anime, servem como um ponto qualitativo a mais. A comédia está presente e é sempre bem encaixada, sendo consideravelmente melhor do que muitos animes de comédia propriamente ditos (sem comentários que eu não quero haters atrás de mim).

Gostaria (na verdade sou obrigado) também de comentar sobre a parte sonora, e não somente das músicas de abertura e de encerramento. Os sons da cidade, da moto, das lutas, todos são feitos praticamente com perfeição, não tenho o que criticar. Mas o melhor de tudo é a sua primeira abertura, que não somente dá o tom perfeito para a série, mas é por si própria uma grande abertura e que fica marcada como uma das melhores dessa década.

(desculpas, mas foi o único que achei no youtube)

É importante também ressaltar que Durarara!! possui dois arcos. Apesar de estarem logicamente interligados, pessoalmente eu prefiro o primeiro arco, tendo seu último episódio sido épico, principalmente por uma determinada participação especial que foi simplesmente incrível para os fãs de Baccano!. O segundo arco continua com o ritmo da série, mas com um olhar diferente, aprofundado no trio colegial da série.

Apesar de não ter um episódio final tão impressionante como toda a série, o mesmo não deixa a desejar e termina como deve. Durarara!! com certeza é novo must seen que não deve ser ignorado por qualquer fã de anime.

Da ação à comédia, do sobrenatural ao colegial, do drama ao romance, tudo está lá e de uma forma que mesmo animes focados em cada um destes pontos muitas vezes não conseguem obter o mesmo sucesso.

Se você ainda não entendeu, pare todos os animes que está vendo e vá assistir a Durarara!!

PS: MIRIA!

Olá a todos, como estão? Eu estou com uma leve […]

16 thoughts on “Durarara!! – Conclusão”

  1. Para variar um excelente comentario. Agora tb vo udar meus pitacos e SIM TEM SPOILER SE NAO QUISER SABER NAO LEIA .

    Para começar resumo todo o anime em apenas uma palavra : Conexões. digo isso pq em cada capitulo vemos a importancia dos angulos onde cada ato, movimentro ou palavra e ate flash back remetem a uma situação em particular envolvendo nunca menos que dois personagem que se conehcem a fundo ou paenas superficialmente, mas que poderão entrelaçar seus caminhos mais a frente, ou não. iss oe a beleza de Durara!

    O final foi justo, mas como muitos acredito que haverá continuação, pois a cabeça da motoqueira ainda não foi recuperada, o papel do nosso querido simon na historia ainda e pouco claro, shisuko e seu irmão ainda não acertaram seu passado e futuro e o trio ainda não fechou a questão do amor entre eles. Mikado particularmente amadureceu muito, mas na area sentimental continua um cara indefinido o que me desapontou.

    A unica cosia que valeu a pena ver no final foi nosa amada motoqueira em traje de banho e sendo categoria em uma das suas frases ” sim eu esto useduzindo vc” hahahaha foi otimo…se nao houver segunda temporada ao menos merece uns 3 ovas ou um movie não?! Que Durara! se eternize como um dos animes mais bem bolados dos ultimos anos.

  2. A si mquanto a trilha sonora foi otima..principalmente a musica Trust me que aprece ter sido repaginada de uma musica que anteriormente ouvi enão recordo..mas deixa rolar…..

    Denys baixei Baccano a um mes mas ainda nao vi! espero identificvar o personagem que vc diz que apareceu no Durarara! se eu nao conseguir depois vou querer saber ta?! vlw.

  3. @Fanfinir

    “Conexões” é realmente uma ótima palavra para resumir Durarara!!. É perceber que sozinho não se faz nada.

    Baccano! também é assim, creio que você vai gostar. Não sei se vai lembrar dos personagens pois é uma aparição bem rápida, mas muito boa e inteligente, quando terminar Baccano! pode perguntar que eu digo o capítulo.

    Gyabbo!

  4. Durarara vai marcar esse ano com certeza!
    Adoro animes com ambientação urbana, essa coisa da cidade grande, casos misteriosos… e ainda mais com personagens estilosos! Selty e Shinra já se tornaram meu casal favorito. Muito lindo ele ler a expressoes de uma pessoa sem cabeça ;D

    Não sei se sou a unica a pensar nisso, mas o traço de durarara me lembra os de Persona (ainda que sejam characters designers diferentes), sou fanática por essa série e talvez seja isso que me atraiu tb.

    Só algumas partes de “violencia” poderiam ser mais pesadas… sempre tudo acabava bem… faltou alguem morrer de verdade no anime! rs

    E parabéns pelo artigo!

  5. Difinitivamente é um novo must see. Fazia muito tempo que eu não fazia questão de baixar um anime no dia em que ele saia, normalmente pegava todos os que acompanhava num dia x da semana.

    Torcendo muito para uma segunda temporada, quero as irmãs do Izaya!
    —-
    E sem ser necessariamente Durarara!!:
    “A comédia está presente e é sempre bem encaixada, sendo consideravelmente melhor do que muitos animes de comédia propriamente ditos.”
    Sempre penso isso quando vejo determinadas comédias também. Parece que eles se esforçam demais pra ser engraçados e acaba sendo enfadonho. Em DRRR!! a cena do strip-punch é simplesmente impagável xD

  6. @Larissa Lívia

    “Não sei se sou a unica a pensar nisso, mas o traço de durarara me lembra os de Persona (ainda que sejam characters designers diferentes), sou fanática por essa série e talvez seja isso que me atraiu tb.”

    Na realidade o Character Designer é o mesmo de Devil Survivor, que segue o estilo de Persona, pode ser isso =P

  7. Em relação ao DRRR!!, penso que foi um dos melhores animes do ano (isto visto do ponto de vista que este ano os animes têm virado muito para Moe e quando começa a temporada vejo todos os episódios de cada anime (os primeiros 3 normalmente), de maneira a ter uma noção do que digo e infelizmente tem sido assim).

    Nunca vi Baccano!! e duvido que o veja, mas isso aparte.

    Os sons do DRRR! foram muito bem tratados e gostei muito. Ao contrário do que disseste, gostei pessoalmente do 2ºOpening mais que o 1º. =P
    A Variedade das personagens foi muito boa. Eu pessoalmente escolhi o próprio Mikado (não por ser protagonista, mas sim por ser muito semelhante a mim) como meu favorito.

    E penso que do meu lado é tudo. XD

    Continua o Bom Trabalho
    Pardal

  8. Durarara!! foi um daqueles animes que me deixou empolgado, entusiasmado, emocionado, puto por algo ter acontecido ou não ter, realmente foi um anime envolvedor.
    Como já havia assistido Baccano, que é um dos meus animes favoritos, havia uma certa expectativa para DRR que não foi alcançada no primeiro episódio, mas veio o segundo e eu já me animei, no terceiro acabei com o pensamento de “Esse é anime vai ser foda”. E foi, curti mesmo o Kadota.
    O forte do anime é realmente conexões, indecisões e toda esta parte psicológica dos personagens.
    Certeza que irá ter segunda temporada, ou pelo menos deveria ter, ficou cheio de perguntas e mistérios a ser esclarecido, sobre o dono do Russia Sushi, como o Seymon conhece o Izaya e porquê o Seymon sabe tanto quanto e os dois conversam em russo? Faz criar teorias do tipo: “Izaya deve ter treinado na Rússia juntamente com o Seymon pra ser forte ao ponto de enfrentar e escapar da Saika e do Shizuwo?”
    Além de que DRR te surpreende, é imprevisível algumas vezes.

    E as aberturas de DRR são puro amor, a primeria bem animada e viciante mas de ouvir tanto enjoei (sic), a segunda é daquelas bem perfeitas assim como a de Baccano.

    Com isso já dá para se dizer que sou fã do Omori Takahiro e Ryohgo Narita :~~

    Acho que a melhor definição para durarara seria: “CARALHO QUE FODA PQP ANIME FODA”.

  9. Assisti Durarara!! esses dias e achei nada menos que genial.
    Confesso também que não foi um anime que me chamou a atenção, mas a recomendação de duas pessoas e a curiosidade para saber o que seria os Dollars, me fizeram baixar. Não me arrependo nem um pouco, fato.

    Totalmente diferente de todo e qualquer anime que eu tenha assistido, não consigo descrever como nada menos que épico.

    Os traços, a história e os personagens me impressionaram muito. Durarara!! se tornou um dos meus animes favoritos.

    Como não podia deixar de comentar meus personagens favoritos foram o Kida e o Shizuo (I-ZA-YA!1 8D). E as músicas dos episódios são realmente boas, cheguei a nota-las o que não é muito comum e claro, a 1ª OP é a melhor.

  10. Certa vez eu estava acessando um site de animes on-line, como já tinha assistido alguns que meus amigos me indicaram resolvi escolher um anime qualquer só para passar o tempo, então eu vi o anime DRRR! na lista e arrisquei em assisti-lo. No começo tudo parecia que seria um daqueles animes de colegial com todo do Mikado de transferencia de escola e tal, mas eu insisti em ver pelo menos o 1º epsódeo para depois decidir se continuo ou não á acompanhar o anime, perecia que iria ser um daqueles bem tranquilos, no entanto quando a Selty entrou em ação eu me arrepiei todo, pois naquele momento percebi que tinha encontrado ô ANIME, tão logo não pude mais parar de assisti-lo.
    Com tantos personagens marcantes fica difícil escolher um favorito, todos tem suas qualidades, seu passado, seu modo de vida, etc…
    E desde aquele dia eu não consigo deixar de pelo menos ouvir a música de abertura do anime.
    Este anime foi realmente muito bem trabalhado e toda a equipe de sua produção estão de parabéns e espero que tenha novas temporadas desde anime incrível e envolvente.

Deixe sua opinião