Live-blogging do evento Henshin+ da editora JBC

convite-henshin-evento-jbc-222A partir das 10:00h da manhã desse sábado (08/06) você acompanha aqui no Gyabbo! o live-blogging com tudo que acontecer no evento da editora JBC, o Henshin+!

Confira tudo que rolou no evento Henshin+, incluindo dois lançamentos muito aguardados por todos os fãs de mangas!

*Bem pessoal, vamos encerrar por aqui essa primeira cobertura ao vivo feita pelo blog Gyabbo! de uma conferência. Esperamos que vocês tenham gostado e pudido se informar da melhor forma possível. Podem ter certeza que lutamos muitos para conseguir que isso desse certo, mesmo eu morando aqui em Manaus.

Gostaria de agradecer à toda equipe da JBC que tanto antes, durante e depois do evento foram totalmente solícitos com toda equipe do Gyabbo!. Também agradeço ao Wagner do blog parceiro Troca Equivalente que ajudou com informações e fotos durante o evento. E especialmente a nossa enviada especial, Gabriela N., escritora da ótima coluna Hanyan sobre mangas shoujo e josei aqui no blog que aceitou esse desafio e cumpriu a missão com maestria!

Deixem seus comentários, se gostaram não deixem de dar um feedback pois só assim vamos saber se valeu a pena ter feito tudo isso! 

Ah! E podem aguardar um post em formato de texto mesmo com um resumo do evento!

*14:31* Questionado por Gabriela sobre a vinda de títulos mais adultos como Monster e 20th Century Boys da Panini, Cassius respondeu que esse é um caminho que a editora quer trilhar e começou isso com Diário do Futuro e Another.

*14:30* Perguntado sobre a possibilidade de publicar títulos yaoi, Cassius disse que é bem difícil pois eles buscam sempre coisas que atinjam grandes públicos, não nichos. Se fossem lançar algo do tipo teria que ser para livraria em outro formato.

*14:27* Cassius também comentou que Sailor Moon é um sonho antigo da editora JBC que vem sendo tentando desde a época em que eles publicaram Sakura Card Captor na primeira versão!

*14:26* Perguntado pela correspondente do Gyabbo!, Gabriela N., sobre a possibilidade de termos também Condenome: V – prequel de Sailor Moon – no Brasil, Cassius explicou que no momento não pode comentar mais nada sobre Sailor.

*14:24* Não se sabe se Death Note Black Edition terá assinatura por ser em formato livro e isso complicar e encarecer demais o envio.

*14:21* Na terceira edição do prêmio Ichiban Brasil, Ao no Exorcist havia sido escolhido como o manga mais esperado para o ano de 2012 pelo público brasileiro e Sailor Moon o terceiro. Demorou, mas chegaram!

*14:19*  Curiosamente em outubro de 2012, durante palestra da JBC na Fest Comix, Cassius afirmou que a editora tinha interesse pelo manga, mas que os direitos da obra não haviam sido liberados para negociação no Brasil. No mesmo evento Cassius afirmou que não havia um maior investimento em títulos shoujo pelo baixo retorno nas vendas. No entanto, podemos ver que mangas com nomes de peso como Sailor Moon ou Sakura Card Captor sempre terão peso.

*14:13* Fechando o evento com essa bomba, depois de muita espera os mangas das guerreiras lunares chegam ao Brasil pouco mais de 16 anos após seu término no Japão.

*14:11* As pessoas estão aglomeradas em volta do gerente de conteúdos da editora, Cassius Medauar, depois desses dois anúncios bombásticos!

*14:08* Fim do evento.

*14:06* SAILOR MOON SERÁ PUBLICADO PELA EDITORA JBC!!!

*14:04* Estão acontecendo sorteios para platéia: Coleção de Another, Level E, volumes de Diário do Futuro e Death Note Black Edition.

*14:03* Foi aberto um momento para perguntas, já encerradas. Foi discutida a questão da tradução de Diário do Futuro. Cassius disse que assim é melhor para atingir um público maior, já que ainda que muito popular, nem o inglês todos conhecem.

Ao no Exorcist ou Blue Exorcist (“Exorcista Azul” em tradução livre) é um manga shonen de Kazue Kato publicado desde 2009 na revista Jump Square tendo hoje 11 volumes.

*13:54* O título virá com o nome internacional de Blue Exorcist.

*13:52* O público no auditório começou a gritar ao anúncio de Ao no Exorcist!!!

*13:52* Cassius acaba de anunciar que a editora JBC irá publicar o manga shonen Ao no Exorcist!

*13:48* King of Thorn será “O Senhor dos Espinhos”

*13:46* Genshiken será publicado com o título de “Genshiken” mesmo, com o subtítulo “Clube de estudos da cultura pop japonesa”.

*13:43* Se as negociações andarem certo Genshiken e King of Thorn podem sair ainda em Junho!

*13:43* A gráfica não deu garantias de que a borda preta não causaria vazamentos nas mãos dos leitores, por isso também optaram por não ser dessa forma.

*13:39* Death Note Black Edition não terá capa dura e as bordas nãos serão pretas pois seria um desperdício que encareceria ainda mais o produto e essa “pintura” poderia ocasionar a perda eventual de exemplares na hora da impressão.

*13:33* O plano era publicar um manga novo por mês. Mas isso depende dos contratos. Estão fazendo uma retrospectiva do ano.

*13:32* Chegou a hora dos lançamentos!

*13:30* Termina a mesa-redonda sobre quadrinhos. Em instantes a palestra da própria JBC.

*13:27* Para ele você deve escrever e criar coisas que você acredita!

*13:26* Fabio Yabu entrega que será um dos jurados do concurso de mangas da editora JBC.

*13:22* Mais imagens:

IMG-20130608-WA0013[1]

*13:20* Foi apontado que uma das principais dificuldades dos quadrinhos digitais é a cultura do comprador de que se ele vai pagar por algo, prefere ter físico. O que vocês acham? Deixem seus comentários.

*13:16* Informação muito relevante: Os quadrinhos digitais não dão lucro suficiente nem para a Mauricio de Sousa Produções.

*13:13* Fabio Yabu acompanhando o evento pelo live-blogging do Gyabbo! também!

IMG-20130608-WA0012[1]

*13:11* Se a Mauricio de Sousa Produções domina o mercado de quadrinhos, o governo é o maior comprador de quadrinhos, sendo as maiores tiragens de adaptações literárias. Discute-se o quanto isso realmente incentiva o mercado de histórias em quadrinhos.

*13:10* Em seguida serão publicadas graphic novels do Piteco e do Chico Bento.

*13:07* De acordo com Gusman, a graphic novel de Astronauta – Magnetar, fez bastante sucesso de crítica e público – não se comentou números – e em agosto será publicada uma nova graphic novel, dessa vez com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e companhia.

*13:04* A mesa falou que a banca é realmente o ponto onde é possível atingir um público maior e é preciso continuar investindo nisso. A possibilidade de adaptar clássicos da literatura é visto como uma boa opção para para atrair o público infanto-juvenil para as HQs desde a escola. Isso claro se tivermos material de qualidade, não qualquer adaptação.

*13:02* Mais imagens:

IMG-20130608-WA0011[1]

*12:58* Logo após seu lançamento no primeiro sábado da Bienal do Rio, 31 de agosto, Combo Rangers Universe vai para as livrarias de todos país.

*12:56* Nova informação sobre Combo Rangers. O universo das novas histórias se daria em um lugar onde é comum ter super poderes, mas a maioria das pessoas não os utiliza pelos outros, apenas para si.

*12:53* Voltando à mesa-redonda, Guilherme explica que sua editora trabalha basicamente com materiais nacionais. Trevisan fala que os leitores são mais receptivos a trabalhos novos.

*12:53* A intenção é que o concurso seja anual. Mais informações em agosto.

*12:52* Além disso, a submissão ao concurso internacional no Japão será opcional dos vencedores brasileiros.

*12:51* Atualizando informação do concurso de mangas nacionais: As histórias poderão ter entre 24 a 32 páginas.

*12:49* Com a palavra Guilherme Kroll, falando sobre como fundou a Balão Editorial do zero durante a época de faculdade porque gostaria de publicar aquilo que realmente gostaria de ler.

*12:46* Trevisan comentou um pouco sobre o Portal Genkidama (porque um pouco de merchan não faz mal a ninguém)

*12:41* Mais imagens da mesa-redonda:

IMG-20130608-WA0010[1]

*12:38* J.M. Trevisan começa a falar sobre a criação de Ledd (que faz parte do Portal Genkidama) e a influência de Holy Avenger.

*12:36* Gusman afirma que quer ver os quadrinhos realmente como produto de comunicação de massa, nas bancas.

*12:34* Sidney Gusman está comentando sobre seu trabalho na Mauricio de Sousa Produções.

*12:31* Agora efetivamente começou a mesa redonda sobre o mercado de quadrinhos no Brasil:

IMG-20130608-WA0009[1]

*12:28* O concurso será realizada em parceria com o consulado japonês.

*12:26* Os vencedores irão participar do Internacional Manga Awards no Japão e os cinco primeiros lugares terão suas histórias publicadas em uma compilação da própria JBC.

*12:24* As histórias precisarão ser feitas em 24 páginas e serão analisadas por uma banca especializada.

*12:25* As inscrições devem começar entre Agosto e Dezembro.

*12:24* Termina a apresentação de Fabio Yabu e começa a mesa-redonda sobre o mercado de quadrinhos no Brasil. JBC anuncia um grande concurso de mangas nacionais.

*12:22* O sinal no lugar está complicado, estamos nos desdobrando aqui para conseguir manter o live-blogging.

*12:22* O material dos novos Combo Rangers vem para atingir um novo público, mas com referências que agradarão os fãs antigos.

*12:20* JBC ESTÁ PREPARANDO UM CONCURSO NACIONAL DE MANGAS!

*12:16* Mais imagens:

IMG-20130608-WA0007[1]IMG-20130608-WA0006[1]

*12:15* Yabu “É um reboot, mas não é…”. Ele entregou que a história pode ser em um universo paralelo, mas que é segredo.

*12:12* Imagens da apresentação de Fabio Yabu sobre a volta dos Combo Rangers Universe:

IMG-20130608-WA0008[1]

*12:10* Importante: O lançamento de Combo Rangers será no dia 31 de agosto na Bienal do Rio com uma tarde de autógrafos provavelmente no stand da Devir.

*12:09* Fabio Yabu fala que gostaria que o nome fosse “Combo Rangers U”, mas a Nintendo estragou seus planos.

*12:08* A série será uma continuação das histórias dos Combo Rangers e será intitulada Combo Rangers Universe.

*12:06* Foram mostradas páginas inéditas de Combo Rangers.

*12:05* Estão sendo mostrados os personagens com roupas normais pela primeira vez.

*12:03* O sinal de celular no local está péssimo. Estamos tendo problemas para manter a comunicação com a nossa correspondente lá.

*11:58* É explicado que as vidas pessoais dos personagens será mais explorada, não somente sua luta contra os inimigos.

*11:55* Yabu explica que além da volta dos Combo Rangers na versão impressa da JBC, eles também voltarão com histórias inéditas online!

*11:51* Começou a palestra com Fabio Yabu, criador dos Combo Rangers.

*11:50* Auditório completamente cheio.

IMG-20130608-WA0002[1]

*11:50* Conseguiram arrumar o telão!

*11:48* Cassius Medauar, gerente de conteúdos da editora está falando um pouco sobre o último ano da JBC.

*11:45* Cassius começou explicando que o atraso se deu por problemas técnicos com os telões do local. A editora pretendia passar alguns vídeos, mas isso acabou cancelado.

*11:44* Após 44 minutos de atraso o evento começa.

*11:38* Já estão presentes os palestrantes: Fabio YabuJ.M. Trevisan Guilherme Kroll Cassius Medauar

*11:35* Estamos tendo problemas com sinal de celular no local o que está dificultando a passagem de informações da nossa correspondente Gabriela N. no evento. Mas vamos dando um jeito!

*11:34* E teremos lotação máxima. Há mais pessoas na fila do que lugares disponíveis! Quem ficar de fora pode acompanhar aqui pelo Gyabbo!

*11:29* Todos a postos para começar! Lembrando que hoje teremos o lançamento de Death Note – Black Edition com 10% de desconto (além dos demais títulos da editora com 20% de desconto na livraria).

*11:22* Lembrando que o último manga anunciado pela editora foi Ibara no Ou – King of Thorn. Leia mais no nosso post aqui no Gyabbo!

*11:18* Correm boatos de que a Mara do Mais de Oito Mil estaria presente no Henshin+… quem será ela?

*11:16* E claro, o pessoal não esquece o sonhado relançamento de Yuyu Hakusho. Com Love Hina e Samurai X nas bancas acho que essa não será a hora ainda para a volta do detetive espiritual.

*11:15* Shingeki no Kyojin está forte nas apostas nos comentários. The World god Only Knows também foi lembrado. Acredito que esses títulos vem cedo ou tarde para o Brasil, mas será que é hoje?

*11:13* Entrada liberada! Pessoal começa a entrar no auditório da Livraria Cultura. Será que teremos casa cheia?

*11:11* No Twitter algumas pessoas comentam sobre a possibilidade de anunciarem Pokemon Adventures. Nos comentários as apostas estão com Aku no Hana e Shingeki no Kyojin. O que você acha?

*11:09* Vejam a fila do evento, muita gente compareceu!

Créditos da foto para o pessoal do Manga no Mori.

988698_670348216315951_968578032_n

*11:05* Eventos desse tipo costumam guardar boas surpresas. Você acha que teremos algum lançamento? Deixe nos comentários suas apostas!

*11:00* A fila para entrar no auditório é grande. O evento está prestes a começar.

*10:45* Faltam apenas 15 minutos para o evento começar. O auditório já vai abrir.

*09:06* Bom dia para todos! Preparados para o Henshin+?!

*04:20* Post criado, podem ir se acomodando nos comentários que vamos juntos nesse grande evento. Vou dormir um pouco e volto para começar a comentar a partir das 10h!

*04:15* Dentro de seis horas e 45 minutos teremos o início do evento. Fiquem ligados que ele promete muitas informações interessantes. Será que teremos novos mangas anunciados? Façam suas apostas nos comentários!

Cidade: São Paulo /SP

Data e Hora: Sábado, 08 de junho, das 11:00h às 14:00h

Loja: Livraria Cultura – Pompéia (Shopping Bourbon)

Local: Auditório Cultura

Lotação: 125 lugares

Livraria Cultura Eventos

  • Abertura do auditório – 10:45h
  • Inicio do Evento – 11:00h
  • Palestra – O Retorno dos Combo Rangers – 11:10h

Componentes: Fabio Yabu, criador dos Combo Rangers (a confirmar outros participantes).

  • Palestra – O Momento do quadrinho nacional – 12:00h

Componentes: Fabio Yabu, criador dos Combo Rangers, Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, J.M. Trevisan, roteirista do mangá nacional Ledd (e parceiro dePortal Genkidama), Guilherme Kroll, sócio-fundador da Balão Editorial e Cassius Medauar, Gerente de Conteúdo da JBC.

  • Palestra – Editora JBC – 13:00h

Componentes: Cassius Medauar, Gerente de Conteúdo da JBC (a confirmar outros participantes).

  • Encerramento – 14:00h

A partir das 10:00h da manhã desse sábado (08/06) você […]

42 thoughts on “Live-blogging do evento Henshin+ da editora JBC”

    1. Lembrei que TWGOK tem terceira temporada do anime pra estrear agora em julho então seria uma boa pra qualquer editora anuncia-lo agora já que ganharia uma publicidade de certa forma gratuita. Mas é melhor manter minhas expectativas bem baixas mesmo de que isso aconteça. =X

  1. Aku no Hana / Shingeki no Kyojin / The Climber(Kokou no Hito) / Relançamento de Fullmetal Alchemist / Relançamento de Yu-Yu-Hakusho

    Na torcida :)

  2. Concordo com a parte do “ter o produto físico”, mas o mercado digital é importantíssimo, principalmente para divulgação.

    Acho que a melhor forma de façar é tornar os dois aliados (forma similar ao que o Ledd faz).

  3. Eu acho interessante quadrinhos digitais se eles deixarem bem claro que o arquivo é meu, não quero depender de um servidor.

  4. Overexcited com o concurso! Eu tenho uma história que eu iria escrever um livro e tentar a sorte numa editora… estou pensando seriamente em fazer uma hq e concorrer no concurso

  5. Eu não acho que seja isso, eu acho que o que falta sejam quadrinhos que sejam distribuidos exclusivamente na web. O Japão é um bom exemplo disso, pois, na próxima temporada teremos uma adaptação anime de um mangá distribuido só pela web (Watamote)

  6. Achava que Ao no Exorcist fosse para a Panini pois os melhores mangás da Shueisha sempre iriam para lá, mas vai ser a JBC. Uma boa adição para a JBC pois agora ele terá um mangá para competir de igual para igual com Naruto, Bleach e One Piece da Panini, e também um belo balde de água gelada na Panini e seus fanboys.

  7. Quem diria que a JBC lançaria esses dois títulos qndo todos apontavam eles para a Panini? Todas as palmas para a JBC!!! Agora é esperar pra ver com o que a Panini irá contra-atacar.

    1. Agora, para mim ficou obvio como deverá ser a resposta da Panini. Agora, mais do que nunca, a Panini precisará pegar Shingeki no Kyojin e Magi, caso contrário, a coisa vai ficar feia para o seu lado.

      1. Não acho que ficará tão feia a coisa pra Panini por que a mesma tem os mais pesados nomes de shounens do seu lado. Mas é fato que se deixar a JBC pegar Shingeki ou Magi cada vez mais o público que idolatrava-a, irá mudandp para o outro lado da força. Até por que ultimamente os mangás da JBC tem sido melhores trabalhados do que o da Panini.

  8. Triste porque eles pelo jeito não tem interesse nenhum em lançar títulos yaoi. Sinceramente decepcionada com isso :( Mesmo porque títulos como Junjou Romantica, Sekaiichi Hatsukoi e Super Lovers são extremamente conhecidos pelo público e de certa forma aguardados =[

  9. acho que já se pode dizer que a JBC superou a Panini em diversos aspectos. Essa comunicação aberta é muito legal! Achei que Black Edition ia ter capa dura!
    ( ゚ Д゚)

  10. Meu bolso está a salvo!
    (hahaha)

    Só DN Black que já estava no orçamento.

    Quanto às demais informações, muito interesse quanto ao assunto de quadrinhos nacionais, participarei com certeza do concurso.

    No mais, valeu pela cobertura!

  11. “Os quadrinhos digitais não dão lucro suficiente nem para a Mauricio de Sousa Produções.”
    Er, pergunta básica, mas… existe Turma da Mônica em formato digital pra vender ou o assunto dessa resposta seria outro?
    Dei uma procurada rápida na Amazon.com.br e na Saraiva Digital e não achei nada.

    Porque lançar uma versão digital escondida pra depois reclamar que “formato digital não funciona”, é meio viagem…

    Pessoalmente,
    estou comprando Scott Pilgrim Color Edition e recomprando Twin Spica
    (que já tenho as edições impressas) em formatos digitais pela Amazon (e
    uma série ou outra quando entra em promoção na Dark Horse Digital) e não
    me arrependo nem um pouco, inclusive, a qualidade visual do material no
    iPad geralmente supera em muito a dos mangás impressos no Brasil.

    A
    única coisa, é que como não há um objeto físico e despesas menores, o
    que esperamos é um valor mais em conta que a versão impressa.
    Por
    exemplo, paguei cerca de R$17 em cada volume impresso de Twin Spica,
    enquanto na versão digital eu paguei apenas R$7, mas esse padrão não
    costuma se repetir com as editoras brasileiras…

    E como foi
    comentado abaixo sobre ter acesso aos arquivos comprados sem depender de
    um servidor, eu estou satisfeito com o formato da Amazon, onde basta eu
    me logar em algum dispositivo (iOS, Android ou Kindle) para que possa
    baixar aquilo que comprei e acessá-lo mesmo offline, apesar de conter drm,
    não me sinto limitado.

    Então, no meu caso, eu migraria de boa do
    formato físico para o digital, pois o padrão nacional de qualidade
    gráfica não é algo que realmente me agrade e desde que se tenha um
    dispositivo digital decente, a qualidade do digital poderá se mostrar superior ao físico nacional.

    Mas realmente é algo sério, porque há muitas pessoas que acham que digital por digital, preferem ficar com os scans gratuitos do que o digital oficial (mesmo que os gratuitos geralmente ofereçam qualidade de imagem e de textos possivelmente inferiores).

    [/mimimi sobre formato digital]

    Valeu pelo resumo geral do que aconteceu lá.

    E não sei se eu estou ficando velho, mas aceito de boa nomes em português.

    Claro, que fico mais satisfeito com o caso do subtítulo de Genshiken, pois também cita o nome original em vez de substituir o título por completo (que pode limitar um pouco a venda, por exemplo, um “consumidor médio” pode ter ouvido falar de Ghost in the Shell e se interessar por comprar se o encontrar em alguma prateleira, mas ao ver uma capa com apenas “Fantasma do Futuro” escrito, pode ser que não consiga ligar um ao outro de imediato e ignorá-lo).

    []’s

  12. Queria ouvir dois titulos Shingeki no Kyojin e To Love Ru , aposto que esses dois titulos vão sair pela Panini já que a JBC ta dando mole.

  13. Realmente muito bom os títulos citados,expectativa para que Ao No Exorcist seja um estouro,pelo menos eu acho um dos melhores anunciados!!

  14. Parabéns para equipe!!!

    Em ordem de emoção:

    Sailor Moon!!!! *__________________*~~~~

    Combo Rangers!!! o/

    Minha infância feliz agradece!!!

    Sobre a discussão mídia física X digital:

    O peso maior, para mim, é a questão do preço. (nem falo de qualidade…)

    Se o volume de SM sair a R$25, eu compro (mas só pq já sou fã), mas se fosse para pagar esse preço pelo acesso virtual, eu só pagaria se fosse pela coleção inteira.
    Vamos combinar, arquivos digitais saem bem mais baratos, então, pq a porcaria do preço não é compatível?!?!

    Na minha área, a maior parte da bibliografia está em inglês, tem livro que custa $100, mas o e-book dele sai uns 60~70% mais barato. Vale? Vale! Principalmente pq o preço me parece justo, além de cortar o custo do frete e o acesso ser imediato.

    Outrossim, existe a questão de segurança da disponibilização do arquivo:
    – Jogos online com opção de pacotes especias pagos valem a pena se pagar sua diversão. Se a empresa falir/acabar com o jogo no mês que vem, sua diversão já foi garantida, pode haver um pouco de frustração, mas não se pode dizer que o valor que vc pagou era um investimento.
    – Agora se estamos falando de um mangá, de algo colecionável/investimento, é de se requerer o mínimo de segurança, de garantia que esse material virtual que vc comprou seja acessível, sei lá, até sua morte.

    O que não dá é pra fazer que nem a Folha, que cobra o mesmo valor de assinatura pra quem recebe o jornal e pra quem acessa pela net e que qnd acaba sua assinatura ‘virtual’ vc não tem mais acesso pelo o que vc já pagou… fica difícil.

Deixe sua opinião