Video Quest – Coletiva de Imprensa da Editora JBC

Video Quest fazendo cobertura da Coletiva de Imprensa da Editora JBC!

Novidades, lançamentos, mudanças e um possível novo rumo para a editora que vinha sendo tão criticada recentemente.
 

Release oficial da JBC no Henshin:
http://henshin.uol.com.br/2012/06/13/novidades-nos-mangas-jbc/

Você também encontra cobertura completa com todas as informações (e comentários da equipe) no Chuva de Nanquim:
http://chuvadenanquim.wordpress.com/2012/06/13/comentando-sobre-a-coletiva-da-jbc/

Também dê uma olhada na opinião ácida da Sandra Monte no Papo de Budega:
http://www.papodebudega.com/2012/06/anima-info-1538-especial.html

Ou confira o que a Mara tem a dizer no Mais de Oito Mil (e valeu, Mara! Você também é linda!):
http://maisdeoitomil.wordpress.com/2012/06/13/especial-veja-tudo-sobre-a-coletiva-da-jbc/

Video Quest fazendo cobertura da Coletiva de Imprensa da Editora […]

62 thoughts on “Video Quest – Coletiva de Imprensa da Editora JBC”

  1. Estou esperançoso com relação á editora, vamos esperar para ver se realmente vao cumprir o prometido.
    E, obrigado pelo vídeo! Estava curioso para ver o que eles falaram (e nçao ler xD).

  2. Na hora que eu estiver com Freezing e Sakura em mãos falarei sobre a qualidade,pois comprei o Fairy Tail desse mês por R$11,90 além de ter folhas tarnparentes ainda viera coladas.
    Espero um aumento de qualidade considerável para o segundo semestre.

      1. (mas Freezing é uma merda mesmo assim, xD)²

        A baixa qualidade (como mangá) dos títulos publicados desanima comprar qualquer manga no Brasil, quando lançam um manga decente ainda cagam na adaptação tentando abrasileirar o título, o que o deixa uma merda e ainda nos tira a possibilidade de aprender sobre outra cultura.

      1. @kitsune nao sei direito mas parece que custo o preco mas acho que custo eu acho que custo R$11.95 mesmo mas eu ja vi por 15 , mas deixa pra la gosta mas de baixar nem compro mesmo

    1. Junior, por favor entre em contato conosco pelo link abaixo. Queremos saber quem está vendendo Fairy Tail a esse preço, para tomarmos as devidas providências.

      http://www.editorajbc.com.br/contato/contato.php

      NUCA PAGUE MAIS QUE O PREÇO DE CAPA pelo produto. No caso de taxas de entrega ou frete, trata-se de um custo adicional, mas se você vai compra na loja / banca, exija o preço da capa. Se cobrarem mais, NÃO COMPRE!

      Lembro que sempre temos a opção de assinatura para que você receba seu mangá preferido no conforto da sua casa.

      Um abraço!

      Leo Lopes
      Gerente de Comunicação – Editora JBC

  3. Primeiramente gostaria de Parabenizar o Leonardo Kitsune por estar dando uma movimentada no Blog! Já foram 3 posts em 2 dias!

    É isso ai caras, continuem assim, e o vídeo da coletiva tá muito bom!

    Video Quest melhorando cada vez mais ^^

  4. Terminei de ver o vídeo agora! Teve bastante entretenimento, teve muita coisa interessante que foi falada, principalmente a questão do preço, a mudança de papel, a interação com os leitores, e a adaptação dos mangás no Brasil…^^

    E acho que a JBC deveria republicar Yu Yu Hakusho e Samurai X (Ruroine Kenshin).

    Desejo boa sorte pra Editora ^^

  5. Minha opinião de merda… eu acho que a JBC deve achar que o brasileiro é meio senil, meio débil ou uma cidadezinha do interior comparado ao outros países. Como assim a tem pessoas que não sabe o que é CHAN-, SAN-. NII-, etc… Oo

    No meu ponto de vista as únicas pessoas, que perguntam o que significa, são pessoas que pegaram hoje um manga para ler, e garanto q a maioria, com o minimo de inteligência, procura ou na internet, ou pergunta pra alguém mais acostumado com esses termos.

    Sou do tipo de leitor que prefere o original. tenho quase todos os volumes de Samurai X, e esta cheios de asteriscos, explicando cada termo usado,explicando cada personagem, etc.
    Que para mim, é ótimo. Pois eu acabo conhecendo ainda mais dos costumes, história,etc, la do japão.
    Isso parece mais preguiça de editor de procurar os significados das coisas.

    Preço nunca abaixa só aumenta….isso é um saco…não to nem ai pro tipo de papel usado na impressão…não deve ser caro, ou usa algum reciclado.
    Cara…é 10 estreias de mangás num mês (exemplo), e cada um 11,90. são 119 reais mortinho… fora as revistas ESPECIAIS MEGA SUPER HIPER PLUS por 15,90 (Sakura? fala serio, não precisa tanto)…fala sério².

    Bons tempos em que com 10 reais eu comprava 3 revistas do batman e 1 do cebolinha.

    Coletiva pra mostrar o novo editor Gerente de Conteúdo, como se foce um grande desenhista premiado. aiai…to lendo de mai o Mais de Oito Mil, hahahahahah

    1. Sobre o uso de “-chan,-san,-kun e derivados”, sou contra, pois isso acaba limitando o manga apenas para o publico que esta habituado com anime/manga, e isso acaba diminuindo o publico, fechando apenas naquele nicho, e o resultado disso é o aumento de ingressos nos eventos e coisas do tipo. Mal ja temos animes em TV aberta para atrair o publico, manga é um dos poucos meios que as pessoas que não estão habituadas tem de entrar nesse meio de anime/manga, claro, você vai falar que existe a internet, mas muitas pessoas que baixam, geralmente já conhecem, as que não conhecem, poucas são as que vão pesquisar.

  6. compta manga no brasil e dificio tudo e muito caro eu não se que uma data de lasamento (tipo os atraso da panini , para lancar , one piece , naruto, bleach e dragonboll que vem atazado to do mes) 😀

  7. Bom… Primeiramente, acho ótimo que haja esse “aumento de qualidade” no papel. Não entendo muito de qualidade de papel, mas espero que seja algo melhor que esse papel jornal usado atualmente. Gosto do trabalho da JBC no geral, mas não posso deixar de criticar algumas coisas, como a parte da adaptação. Sim, tem que ter um meio termo na adaptação como foi dito, mas falar que quando uma pessoa lê o mangá e tem a sensação de que o mangá foi escrito no Brasil então o objetivo foi alcançado, não é (na minha opinião, é claro) algo admirável. Espalhar essa cultura é uma coisa, agora, usar a adaptação pra fazer parecer algo brasileiro? Isso é algo questionável. Claro que não to defendendo a tradução ao pé da letra. Algumas coisas precisam de adaptação sim! Mas usar coisas como gírias de certos locais brasileiros é, NA MINHA OPINIÃO, meio nojento. Quando li Sakura pela JBC eu ficava encucado com aqueles “Tó” que eles falavam. O que raios é Tó? é gíria de paulista? Querem que o Brasileiro entenda a adaptação ou só o Paulista? Então, como o kra q não lembro o nome falou e eu gostei, tem de ter um meio termo… nem expressões que só são entendíveis em japonês e nem adaptações que “abrasileirem” demais a obra (se é que essa palavra exista).
    Quanto ao “não colocar -kun, -san” e outros sufixos… é aceitável, mas a justificativa dada foi, com todo respeito à equipe, uma justificativa idiota. Não lembro se a Panini ou a Conrad ou as duas, coloca os sufixos em algumas obras e explica o que é em um glossário. Não é nada de outro mundo desde que seja explicado. E todo otaku que sabe aprendeu em algum momento. Eu por exemplo na primeira vez que vi não entendia, mas po, ninguém vai simplesmente ficar lendo a mesma coisa que não entende várias vezes sem se perguntar o que é aquilo. E glossários são uma das melhores coisas que vejo em mangás para manter uma boa adaptação sem alterar muito a obra original, permitindo que qq leigo/novato seja capaz de aprender algo novo da cultura ao invés de só ler e “sentir que foi algo feito no Brasil”. Mas não critico o não-uso dos sufixos.. eles podem ser adaptados de forma que não percam o sentido mesmo. mas a justificativa dada foi triste…
    Bom, to criticando muito e não quero parecer um odiador da JBC. Gosto da JBC sim. como gosto de outras editoras e acho que cada uma tem seus pontos fortes.

  8. Pra min é uma boa noticia a melhora na qualidade do papel, sei que pra algumas pessoas tão nem ai pra qualidade do papel ,maseu me importo nunca fui muito com a cara desses mangás impressos em papel jornal sempre fui a favor daqueles como o que a conrad usava em neon genesis evangelion.
    sobre as paginas coloridas é um sonho realizado ,pensei que nunca chegaria o dia que a jbc colocaria paginas coloridas nos mangás
    e por fim sobre as traduções nem todo mundo é otaku ,sempre vai ter aquele cara que comprou um mangá por curiosidade e se deparou com os “san,kun,sama e afins” e se perguntou “que porra é essa” ,digo isso pois já passei por isso quando comecei a ler mangás mas nada que uma pesquisada rapida não resolvesse ,tão não chega a ser algo totalmente alienigina a panini arranjou uma solução simples e pratica pra isso colocando no final do mangá uma pagina explicativa sobre todos os termos japoneses abordados no volume em questão.
    mas concordo tambem que se eles quiserem atrair o publico brasileiro ,da nova geração que não tem tanta afinidade com animes e mangás como nos vão ter que dar uma digamos “abrasileirada’ nos mangás mas ainda prefiro que eles deixem os termos do jeito que eles são

  9. Serio mesmo que tem gente que não gosta de ler algo como nas revistas japonesas.
    Que você prestam atenção nas folhas? Que não gostam de papel jornal, igual no Japão?
    Então gostam de pagar caro. Eu vou preferir sair um capitulo online, que comprar na banca.
    Pagina colorida, não são todas…deixar bem claro isso…devem fazer que nem nos bancas dos Cavaleiros dos Zodiagos G. Melhor né? manga colorido, não é manga.

    1. ‘___’ mas… kra… as páginas são coloridas já no original japonês. não deixam de ser mangá por serem coloridas. Alice no País das Maravilhas por exemplo é totalmente colorido e não deixa de ser mangá. High School of the Dead tá sendo relançado no Japão com todas as páginas coloridas tb….

      1. Mais as coloridas são especial, porque eles lançam, o que já foi publicado, la no amontoados de varis histórias, feitas em papel jornal.
        O problema para mim, e acredito que para muitas pessoas, é ter qualidade com preço acessível.
        Mais a gente esta no Brasil.Aqui, tudo que se faz é caro. te dar um exemplo…todo mes vou na livraria e compro, Bakuman, Air Gear, Ga-Rei, Fairy Tail…mais ai vi uma revista de Assassin’s Creed, 15,90, vi também, 100 Balas por 19.90 e mais um dos Novos Titãs por 7,90…morreu 80 pila nessa brincadeira…. você vai ter 80 reais todo mês pra acompanhar as series que você gosta?
        Isso se não tiver uma novidade no próiímo mês, e que você esteja doido pra acompanhar também.
        aaaaa…mais pelo menos é colorido e o papel é 80g….ta caro, mais tenho qualidade…mais só tenho 10,90 no bolso…vou levar só Bakuman mesmo.
        Deixar bem claro, não reclamo de algo mais especial, feito mais bonito
        com papel bonito, com gíria brasileira bonita (mentira…essa de gíria brasileira dispenso em qualquer momento), colorido, etc…mais o problema que aqui, eles só lançam em “especial”…revistas americanas que la, eles vendem a US$ 0,99 (exemplo), aqui eles juntam 2 ou 3 revistas pra a R$ 10,00, pra mais.
        Mesma coisa com os mangá…aqui só em formato tankobon…tudo em “especial”.

        Bom…é minha opinião…Mais se a maioria curti papel que não seja jornal, com folhas coloridas e gírias brasileiras e mais caras, bom…quem sou eu pra descordar da maioria.
        Eu vou esperar sair tudo online, fica mais barato =P

  10. .eu gosto muita da arte dos mangás e paginas coloridas de certa forma acentuam essa,arte ,é claro uma pagina colorida não vai mudar o contexto da historia do mangá nem vai mudar a vida de ninguém ,pra algumas pessoas não faz diferença nenhuma leriam o mangá impreso num rolo de papel higienico ,mas eu sou daqueles que prefere qualidade do que um preço barato

    bom é só a minha opinião de merda ,que não vale muita coisa, não tem como agradar a todos

  11. Outra coisa JBC …hoje com a “Net” sabemos de Toriko,Sket Dance,Gintama, katekyo hitman reborn entre tantos..
    Nada contra com os lançamentos de Freezing e Soul Eater mais pqp quem escolhe essas porras..
    Outra coisa essa parada de tradução mais brazuca, geral que a ORIGINAL..

        1. Lol! que visão unilateral cara…a jbc tem vários pontos que pode ser criticada, mas não acha que tais subestimando eles? Eles, antes de lançarem qualquer mangá devem fazer um estudo de mercado, como qualquer empresa com seu produto, se não eles acabariam em prejuízo. Todos querem títulos que fazem sucesso, mas são mais difíceis de negociar suponho. E se a tradução “original” que tu fala é a de Fansubs eu realmente discordo. Tá certo que não é nem um pouco difícil aprender os honoríficos e tal, mas por incrível que pareça isso afasta muitas pessoas dos mangas. Porém pra gente que ja conhece fica mais confortável.
          E quanto ao preço de fato é meio caro aqui no brasil. Mas é tudo questão de como você lida com o dinheiro, ninguém é obrigado a comprar mangás todo o mês, deixa pra comprar nos próximos. Se eu fosse comprar tudo que eu quisesse…

          1. Na boa cara gosto de anime/ mangá quero mangá de qualidade e títulos Top tb quero um boa tradução e sim do original ..nada de Fansubs.
            Quem vai compra somos nos que gostamos e ñ outros tipos publico como eles falam.

            Outra coisa OTAKU HARDCORE e novidade …
            Inventam coisas para justificar um erro..

          2. Concordo com Thoty.
            è obvio , Chronus, que eles fazem um “estudo de mercado”, para saber o que colocar na banca.
            Mais não sei a onde que são feitos, esses estudos. Porque, por mim, não passo.
            Não acho que seja uma visão unilateral. A minha visão pelo menos é olhar o todo, e a realidade brasileira (infelizmente), é que ficar pagando 10,90 ou 11,90, é cara…
            Se tem pessoas que que conseguem comprar todos os lançamentos, no mês. Beleza, parabéns. Mais a grande maioria não. Tu vai ter que escolher. Ou compra Soul Eater ou Bakuan. Um dos dois vai ficar. (exemplo)
            E dai, se é difícil trazer um grande sucesso? Por isso tem que trazer o pior pra nós?
            E linguagem, usada. Abrasileirando, colocando piadinhas de Chaves (exemplo), pra mim é ridículo.
            É menosprezar a inteligencia do brasileiro.
            Tu acha mesmo que afasta as pessoas, só por não entender o que é um ONII-, SAN-, etc?
            Acho que você esta subestimando nós, leitores.
            Quem não sabe, procura, pergunta, vai atras pra descobrir…não é alguns termos que vai deixar que alguém deixe de ler um manga.
            O que pode afastar as pessoas, é a história, e não os termos usados.

            Quanto a JBC esta te pagando?

          3. ok, quanto aos fansubs concordamos ao que parece, mas caras, eu sei que não é em toda obra que da de suprimir os honoríficos, mas tem muitas que da sim, e acho melhor levar o entendimento do mangá para os brasileiros que não o conhecem. Thoty, você falou que o publico somos nós, beleza, mas como qualquer boa empresa capitalista eles querem expandir o mercado, e acho que isso ia ser bem interessante em todos os sentidos, principalmente difundir uma cultura que eu gosto.

            Rafael Santos, pelo oque você falou ainda acho bem unilateral, você disse que esse estudo “não passa”, mas cara, Soul Eater é um sucesso por essas bandas, muita gente conhece e gosta, Freezing nem tanto, mas tem público, e só porque VOCÊ não curte fica pensando que estão trazendo o pior pra “nós”(você no caso). É meio radical pensar que deve ser tudo do seu jeito ideal e talz, é a vida. E sim! Esse preço é muito caro pra mangas, realmente, mas a panini é um real a menos (e até agora com um trabalho bem melhor), mas são os impostos do nosso país, não tem muito oque fazer. E sua visão de leitor está muito elitista, vamos supor uma situação: Um menino de uns 10 anos, pobre, sem muito acesso a internet vai à banca e vê um mangá, ele abre pra ler, mas não entende algumas coisas e fica meio confuso….você não acha que ele pode deixar de se interessar por isso? Não sei se sua realidade é próxima dessa, mas da de ir muito mais fundo se quiser.
            E a vida é feita de escolhas, não só Soul Eater ou Bakuman, eu por exemplo quero comprar todos de Gantz e Berserk, claro, não tenho grana, e lógico vou economizar e com o tempo talvez consiga. Mas botar a culpa nos outros não adianta nada. Quanto a jbc me paga? quem dera eu tivesse idade pra ter um emprego descente, mas na boa, não levo provocações baratas a sério, não me entenda mal, não compro mais nada dela a anos, mas sempre olho ela como uma empresa relativamente pequena, não curto a maioria dos títulos que vem pra cá, mas eu sei que a maioria das pessoas gostam e então só te digo uma coisa… PACIÊNCIA.

          4. Realmente a visão é minha.
            Cara…sou quadrinista, e sei muitas coisas, por isso posso falar.
            É lógico que a opinião é minha e ninguém tem que concordar comigo. Mais na minha visão, você é um dos poucos que vê assim.
            Não estou dizendo que só trazem porcaria para cá.
            Mais vou escrever mais uma vez, o que eu já falei.
            Pegar um mês ai que eu estava de bobeira, e fui ver novidades na livraria.
            Tinha Bakuman, Air Gear, Ga-Rei, Fairy Tail, Naruto, Bleach e Kimi ni Todoke.
            Todos ótimos mangas, tudo a 10,90, só nessa brincadeira, morreu quase 80 reais, sem falar que vi Assassin’s Creed por 15,90 e 100 Balas por 19,90. Já foi mais de 100 reais.
            Eu posso comprar, mais e o vizinho que não pode?
            Aaaaa não…mais a capa é dura, com folhas gramatura 80 e 10 paginas coloridas ¬¬.
            Tu vai juntar 100 reais ou pedir pro pai? Difícil neh? se tu consegue juntar 100 reais, para comprar tudinho no montão do fim do ano, beleza…continua assim.

            A unica coisa que to falando, é que, por isso que muitos preferem ler online, que comprar na banca.
            O gurizinho pobre nem vai pensar em manga…vai juntar pra mãe compra feijão da semana. se ele for ler , vai ler de alguém que já tem, e que provavelmente ira ajudar ele nas duvidas.
            No inicio o povo falava que não daria certo, ficar lendo da direita pra esquerda de tras para a frente, e hoje é febre.
            Tem uma tese, que quando uma coisa é boa, uma pessoa avisa para 10 pessoas, e pelo menos 5 dessas 10 pessoas, avisa para mais 10, e assim vai indo.
            Quando algo é bom e barato, logo se espalha, e aquilo se esgota.
            com os preços que esta, só vai crescer o estoque de coisas paradas.
            tantas coisas estão cortando os impostos. quem sabe um dia não chega nos mangas.

            Resumindo minha reclamação é com preços que só aumenta, com frescura de papel, e paginas coloridas, que são pra aumentar os preços.

          5. PS.: Isso aqui esta meio grande, mais to nem ai.
            Nada com tua idade, mais quando tu já estiver trabalhando, ver como funciona uma empresa por dentro, a gente volta nessa conversa. Tu vai ganhar um chá de realidade.
            Desculpa se pareceu, estar irritado, mais ta na hora de acorda, O mundo não é de flores. se foce tão fácil como tu diz, o mundo era perfeito.
            E eu tenho paciência.
            Pena que você não mora em Porto Alegre, se não,falaria para ir na Comic, Com, dias 23 e 24 desse mês, e te apresentaria uns amigos meus, também desenhistas, para debater sobre esses assuntos.

          6. Ok, acho que entendi seu ponto de vista agora. Você acha que a cultura de quadrinhos pode se difundir por si só, dependendo apenas das pessoas. Acho meio otimista mas beleza, não tenho nenhuma base pra dizer se isso pode ou não acontecer.
            Eu não disse que o mundo era fácil, foi o oposto, tanto que acho impossível alguém com uma renda mediana ter todos os mangás que quiser, eletrônicos e afins. Eu realmente quero poder entrar em uma livraria e ver vários títulos que eu gosto, sério mesmo, por isso fico pensando em como essa cultura poderia se expandir.
            Pelo oque eu to vendo os preços ja estão restringindo o público a uma classe média pra cima, e essas pessoas estão exigindo melhoras no produto(já que podem pagar), e pra manter o lucro que ja estão acostumados a jbc aumentou o preço. Quanto ao preço todos achamos caro, mas você falou que era quadrinista, suponho que trabalha com gráficas e tal, então acho que você pode responder uma dúvida minha que não achei resposta em nenhum blog: O preço da jbc e da panini são tão abusivos assim? ou as gráficas que cobram caro deles? Ou o governo que cobra uma grande parcela desses serviços?
            Vou entrar na faculdade de design nesse ano, e nunca trabalhei em empresas mesmo, só fico com minhas deduções do que leio na internet. Realmente não moro em Porto Alegre, se não eu realmente teria curiosidade de encontrar com vocês, ver como é o mercado e tal, aqui em floripa não é um grande polo nesse quesito e é raro encontrar alguém pra conversar sobre.

          7. Infelizmente, otimista ou não, temos que ser ciente das condições brasileiras.
            No inicio os mangas, aqui, eram vendidos a 6,90.
            Jogo de marketing. Vende mais baixo, para ver se vai pegar.
            Depois que vê os lucros, aumentam-se os preços.
            Isso é regra em qualquer produto vendido. Tirando eletros, vestuário, que tem um outro tipo, de venda.
            Mais voltando ao assunto…não sei te dizer ao certo quanto custa trazer uma obra para cá, mais realmente, tem muitos “extras” adicionados.
            Como é que a 10 anos a atrás, o dólar que estava, R$ 2,10, eles conseguiam vender a 6,90, e hoje a R$ 2,00, querem nos empurrar a 11,90.
            Não estou la dentro para saber, nem nada, mais eles também, não expõe isso para o publico.
            Nem vou querer me aprofundar nesse assunto. Pois é algo que levaria horas e horas.
            Infelizmente nem os desenhistas, são muito a par, dessas coisas. Só somos contratados para desenhar e colorir as paginas. (posso estar falando uma bobagem, mais os que eu conheço pelo menos, não ligam muito para isso. Só querem receber pelo trabalho). Quem sabe o pessoal do Ledd, não nos ajuda, hehehehehe.
            Mais em geral, todos mundo cobra mais caro de todo mundo. Não será só a JBC, nem a gráfica, etc
            mais quem sabe não abrem os olhos, e tirem impostos, como fizeram com os carros, hahaha…sonhar não custa nada.

            Respondi algumas coisas e não respondi outras, hahahahaha…ta bom =P

  12. eu estava esperando a um tempao lancarem o soul eater aqui, pq eu odeio ler na internet…mas com o tempo, os precos ficaram assustadores…o tao famoso 10,90!…putz, o que antes era 3 e uns tantinhos, comparar isso eh tenso!…mas sinceramente, nao vale a pena, se continuarem a aumentar ninguem vai comprar mais….tem ate a internet, entao eles estao em desvantagem.

  13. bem gostei de ver o video bem o unico que não compraria é frezzing mas soul eater,card captors sakura com certeza compro bem tamem adoraria se eles coloka-se a venda alguns outros mangas por exemplo:katekyo adoroo anime e o manga

  14. Achei bacana vocês terem cobrido a coletiva! Mas só uma singela opinião, sendo que a minha opinião é de merda e não vale nada, da próxima vez que vocês pretenderem fazer algo assim, coloca as perguntas em um texto escrito na tela e quem perguntou escrito embaixo! Acho que ficaria mais fácil de compreender algumas respostas!

  15. Alexandre 20 anos Mongaguá SP.
    Ai pessoal encontrei um anime muito foda Sengoku basara é muito foda o Date masamune e suas 6 garras do dragão pessoal assistam é d+ valeu .!!.

  16. Galera acabo de assistir thundercats 2011 caramba o final é bem estilo anime
    SPOLERS ALERT
    no fim pumya por quem lino esta afim é uma filha da puta assim como o Kyubey de madoka estava la pra fuder todo mundo assistam é dahora velho.!!.

  17. Francamente, JBC não tem um mangá que preste atualmente, o único é Hunter x Hunter,, que esta atrasado a um temo lá no japão e, consequentemente, aqui também. Queria é ver relançamento de Yu-Gi-Oh!(por questões nostálgicas xD) e Rurouni Kenshin(Samurai X aqui no Brasil). Sua concorrente, Panini, está anos-luz a frente de qualquer outra editora de mangá no Brasil.

  18. aqui na minha cidade não dá p acompanhar um mangá não porque quando chega o número 1 a série ja deve está no número 50 de tão atrasado que chega aqui na banca.

  19. compro 5 mangás todos os meses e todos são da panini .. no começo eu gostava mais da jbc com mangás como inuyasha , fullmoon wo sagashite e fruits basket mas ultimamente os mangás da panini são melhores, dos atuais da jbc o unico q compraria seria bakuman mas por questão de prioriadade mesmo escolhi os shoujos da panini, quando lançarem soul eater concerteza vou comprar.
    Uma coisa q n gosto da jbc é o fato de n vir lacrado os mangás sim muita gente acha frescura mas pensa até chegar na banca para o consumidar o mangá ta todo sujo e amassado.
    E como assim aumentar o publico abrasileirando o mangá?.. quem compra mangá é fã de anime e ponto. Nunca vi ninguém comprando um mangá pq tava com 10,90 sobrando no bolso e gostou de uma capinha bonitinha na banca com um nome que ele nunca ouviu falar..
    fala sério gente quem n é fã de anime e mangá nem sabe oq é isso uma vez perguntei ao dono da banca se na banca tinha mangá e ele perguntou se era para colorir..( eu com meus 21 anos)..
    Eu acho q em vez de aumentar o publico abrasileirando o mangá, vão perder o público fiel,os q sempre compram pq amam aquilo. Pq estes mangás não são brasileiros se eu quiser ler mangá brasileiro eu compro o LEDD UU.

Deixe uma resposta