Quem quer ser assistente no Japão?

GANMO

Yo!

Hoje vou falar de uma ferramenta da internet que busca empregos como assistente de mangaká! Bora colar tone?

Se existisse na época em que eu morava no Japão, tinha dado meus pulos pra tentar…

GANMO é uma ferramenta simples, que funciona como fórum para quem quer trabalhar como assistente de mangaká com os mangakás e editoras que buscam esse tipo de mão de obra. É tudo bem simples, um design bem tosco, mas o principal, que são as oportunidades de emprego na área, estão em abundância, com editoras pequenas e grandes, em trabalho para webcomics, revistas menores e até vagas em estúdios de artistas da Shonen Magazine e Shonen Jump.

Além disso, você pode procurar por detalhes, como “estúdio misto”, “estúdio masculino”, “estúdio feminino”, “digital”, “shonen”, “shojo”, “morar no estúdio”, “Photoshop”, etc.

O mais bacana é que a ferramenta foi criada e é mantida pelo J-Comi, site de webcomic gratuíta mantido pelo Ken Akamatsu, autor de Love Hina e Mahou Sensei Negima, com o apoio da JAC – Japan Assistant Club, a associação de assistentes de mangaká. Ponto positivo novamente ao otaku que faz!

O trabalho varia de caso a caso, tem gente procurando assistente que faça o simples, pintar preto, passar corretivo, borracha, etc, até os asssistentes mais gabaritados, com reticulagem, arte de fundos, cópia de estilo (que é mais normal do que parece)… Procurando, achei até vaga pra ser assistente de Shingeki no Kyojin!

Os valores também são completamente flutuantes. A média é de 10 mil ienes (100 dólares, uns 200 reais) por dia trabalhado. Cada lugar costuma ter um calendário de 3 ou 4 dias de trabalho por semana. Como alguns casos são as editoras buscando, elas podem te colocar em dois ou mais estúdios.

O trabalho de assistente é considerado um bico, não é registrado na maior parte dos casos. Também não paga tão bem (o salário parece bom, mas imagine que a carga de trabalho pode ser de 12 horas ou mais por dia). E ainda exige um certo nível de conhecimento específico. Mas é claro que vale a pena para quem quer trabalhar no meio. Se você mora no Japão e tem interesse, pode buscar algo dentro da sua realidade e arriscar. Sei que tenho alguns visitantes do Japão, pra esses, isso vai valer mais do que como curiosidade.

Então, se quiser trabalhar como assistente e aprender mais sobre o mangá no Japão (e já estiver lá, claro), dê uma visitada no GANMO!

CLICAQUI

GanmoScreencap

Uma ideia sobre “Quem quer ser assistente no Japão?”

  1. Sakuda, tu devia fazer um post relacionado aos assistentes de mangakas que se tornaram mangakas (famosos ou nem tanto), destacando, sobretudo, os menos óbvios (os do Watsuki já estão manjados).

Deixe uma resposta