Faleceu diretor de Serial Experiments Lain

RIPRyutaroNakamura

Yo!

Bora ver!

Dia 29 de Junho, morreu o diretor Ryutaro Nakamura, que dirigiu Serial Experiments Lain e Kino no Tabi. Antes disso, ele já trabalhava no mercado japonês de animação, tendo animado em Versailles no Bara, Ashita no Joe, na franquia Lupin III e posteriormente em Ghost in the Shell: Stand Alone Complex. A causa da morte foi um câncer no pâncreas, que o deixou enfermo por meses.

Seu último trabalho como diretor foi GHOST HOUND, em 2007. Em 2009, ele colaborou em Despera, um novo projeto com a mesma equipe do cultuado Serial Experiments Lain, que foi publicado na forma de light novel na revista especializada Animage. O character designer Yoshitoshi Abe disse no livro de produção de Despera que o projeto não poderia ser animado por não ter completado suas metas. A equipe trabalhava em novo projeto de animação.

 

O que eu acho? Apesar de talentoso, Nakamura era um diretor de animação para poucos. Lain é cultuado, Kino no Tabi também, mas é completamente desconhecido da maioria dos fãs de anime por ser um material difícil de assistir, pesado não no sentido da violência, mas no lado contemplativo. É uma pena ver que ele, além da saúde, estava tendo problemas para fazer seus projetos. Esse Despera, que descobri pesquisando pra escrever aqui, parece ser tão cabeçudo quanto os dois sucessos dele, usando o movimento artístico dadaísmo e um protagonista sem nome, chamado apenas de “Homem”.

8 ideias sobre “Faleceu diretor de Serial Experiments Lain”

  1. Mais logo aparece algum autor inspirado nas obras de Ryutaro .E entao levaremos nossos coracoes aonde ele jamais esteve antes

  2. Muita gente me recomenda Lain e eu não assiste até hoje. Não por birra, mas por estilo. Nem Ghost in the shell eu assiste. Eu sou meio zuado para esses tipo de série. Fiquei meio traumatizado depois de ver Evangelion. Qualquer coisa que mexe com psicológico, experiências, iluminismo, revolução e etcs, não me agradam de forma alguma. É como se eu visse a realidade em forma de desenho, e eu assisto animes para sair da realidade. Mas, por tanto falarem e elogiarem, eu com certeza irei assistir Lain e Ghost um dia, e vou sempre lamentar a morte de um gênio.

  3. Isso quer dizer que Despera não saiu mesmo foi por causa de verba? Tinham me dito que era por conta de sua doença. Seja como for, mais um grande projeto engavetado sem grandes chances de ver a luz do dia. Ao menos, como animação.

    1. Não sei se é verba, eu traduzi como meta o que ele disse, isso pode ser desde grana até alcance, popularidade, vendas, sei lá. Mas é uma pena, parece ser legal. Quem sabe eles não pegam algum diretor que queira continuar, né?

  4. “O mundo é bonito? Como pode ser belo se nele existe tantas coisas feias?” – Kino no tabi.

    “Se você não lembra de uma coisa, ela nunca aconteceu. Se você não é lembrada, você nunca existiu.” – Serial Experiments Lain.

    1. E com certeza Ryutaro Nakamura existirá pra sempre nos corações das pessoas que foram tocadas por suas obras.

      ;_;

Deixe uma resposta